Como economizar memória RAM no Google Chrome com uma extensão

Como economizar memória RAM no Google Chrome com uma extensão

O Chrome é uma navegador excelente, eu simplesmente o adoro, mas reconheço que ele, com o perdão do trocadilho, é um “chromedor” de memória RAM. Isso acontece porque todas as abas, extensões e aplicativos que você instala nele são tratadas como um processo em separado, além de por si só, consumir muita memória. Porém, este problema pode ser amenizado com uma simples extensão, caso você não queira optar por outro navegador.

O Google Chrome “comer” memória RAM virou até um “meme” já, tão comum quanto aqueles do Internet Explorer lento ou travando. Como a ideia é indicar para você uma possibilidade para deixar o seu Chrome menos pesado, vamos deixar de lado as sugestões para você mudar de browser, ainda que realmente seja uma opção, caso você não use algo específico do Chrome, o Firefox é excelente, vale a pena dar uma chance, caso você não dependa do navegador da Google.

Se você for como eu, que tem um verdadeiro apresso pelo Chrome e o utiliza como navegador principal vai gostar destas dicas para deixar o navegar “menos comelão”.

Dica #1 para economizar memória RAM com o Google Chrome.

O Chrome já vem com muitos aplicativos por padrão, se você não os utiliza, remova. Isso já vai dar um certo alívio para a sua memória RAM, só deixa os que você realmente precisa. Se você usa muitos aplicativos apenas como atalhos para sites ou serviços, considere apenas favoritá-los no browser para fácil acesso, sua RAM agradece.

Leia também: Firefox está removendo suporte para o Adobe Flash

Outra coisa que pode ser feita é também desabilitar as extensões que você não utiliza, digite no campo de URL do seu navegar: chrome://extensions/ e remova tudo o que você não utiliza.

Dica #2 – Utilize a extensão OneTab

Além de eliminar aplicativos desnecessários, você pode utilizar a extensão que condensa as abas que você não estiver utilizando no momento, isso faz com que ao invés de, não sei… 16 abas abertas, você tenha apenas uma, certamente isso fará diferença, eu tenho um vídeo mostrando como o recurso funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=2TcaTH3NaFE&feature=emb_title
Clique para instalar o App

Com certeza o seu Google Chrome vai utilizar muito menos memória RAM usando estas dicas.

A propósito, já que você está quase de saída mesmo e o post está acabando e pelo visto você tem interessante por otimizações em navegadores de internet, eu quero fazer um convite especial.

Recentemente nós entrevistamos em vídeo o CEO do Vivaldi Browser, uma navegador relativamente novo e que chama muito a nossa atenção, então vou deixar dois links aqui para você ver, a nossa entrevista e também a review do navegador que foi feita pouco tempo depois:

Vivaldi Browser Review

Diolinux Entrevista – Jon von Tetzchner CEO do Vivaldi Browser

Se você não conhecia o nosso canal no YouTube, não perca tempo, temos vídeos diariamente, sempre às 19 horas.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste