NotíciasUbuntu

Diretor da Canonical revela números: Ubuntu tem mais de 1 Bilhão de usuários (com B)

Que o Ubuntu era popular você já sabia não é verdade? Os dados revelados pela Canonical  mostrando a quantidade de usuários a nível desktop, cerca de 40 milhões, nem de perto arranham a estimativa de pessoas  usando o Ubuntu ao redor do mundo segundo Dustin Kirkland.

Ubuntu tem mais de 1 Bilhão de usuários

Recentemente a PC World publicou uma nota comentando o “fracasso” da Canonical em não conseguir fazer o Ubuntu ter 200 milhões de usuários em 2015, algo que Mark Shuttleworth teria objetivado em 2011, porém, um dos diretores de negócio da Canonical, Dustin Kirkland, publicou algo a respeito em seu blog que é absolutamente impressionante!

De fato, e infelizmente também, o Ubuntu não atingiu 200 milhões de usuários no Desktop, mesmo assim é de longe a distribuição mais utilizada, e com a tendência mobile que vem acontecendo nos últimos anos é muito provável que o Desktop não traga para o Ubuntu estes 200 milhões de usuários, porém, Dustin nos lembra que o Ubuntu não é “apenas” a versão de Destkop, é muito, muito mais do que isso. De fato, até quem diz que não gosta de Ubuntu pode estar usando o sistema, direta ou indiretamente.

O projeto Ubuntu é muito diversificado e Dustin Kirkland explica onde o Ubuntu é utilizado, afirmando que é praticamente impossível afirmar com precisão a quantidade de pessoas que usa o Ubuntu ao redor do mundo, mas o número é muito alto, uma vez que, ao contrário de outras grandes empresas detentoras de sistemas operacionais, a Canonical não exige um cadastro para usar o S.O., fica complicado estimar os dados com precisão.

Dustin comenta que você pode comprar Notebooks com Ubuntu pré-instalado da Dell, Lenovo e Asus e existem também servidores da IBM, Dell, HP, Cisco, Lenovo, Quanta e outros mais que também trazem o Ubuntu.

Vejamos alguns fatos deste ano relacionados ao uso do Ubuntu.

– Usuários do Dockers usaram imagens do Ubuntu com ele 35,4 milhões de vezes;

– ISOs HashiCorp’s Vagrant com Ubuntu 14.04 LTS 64 bits foram baixadas 10 milhões de vezes;

– Pelo menos 20 milhões de instâncias de nuvem openStack foram lançada usando Ubuntu exclusivamente;

– Temos os Ubuntu Phones da BQ e da Meizu e as instalações em dispositivos Nexus;

– Carros inteligentes da Tesla rodam Ubuntu;

– Carros inteligentes da Google, rodam Ubuntu

– Ubuntu Snappy tem sido baixado massivamente para ser usado em todo tipo de equipamento, Raspberry Pi, Drones, Robôs, Switches de rede, dispositivos inteligentes e internet das coisas;

– Todo o e-Commerce do Walmart é baseado no Ubuntu;

– Trabalhando com Kubernetes ou Apache Mesos? O Ubuntu é usado ali também;- Tianhe-2, o super computador com 80.000 processadores Xeon e 1,4TB de memória RAM com 12,4 PB de disco roda Ubuntu;

– Servidores da Netflix rodam Ubuntu, lembre disso quando assistir uma série ou filme no serviço;

– Você gosta de usar o Uber para pegar um carona? O seu App está conversando com servidores Ubuntu no Backend;

– Você gosta de “O Hobbit?”, “Jogos Vorazes”, “Os Vingadores”, “Avatar?”, saiba que todos eles foram renderizados com o Ubuntu, além de muitos outros filmes;

– Você usa o Instagram? Pois é, é o Ubuntu que está armazenando as suas fotos;

– WallStreet também usa o Ubuntu para os computadores da bolsa de valores Bloomberg;

– Paypal, Dropbox, Snapchat, Pinterest, Reddit, tudo isso roda sob o Ubuntu;

– A Wikipédia e Wikimedia, são dois dos sites mais visitados da internet com cerca de 18 bilhões de page views por mês, tudo isso é hospedado pelo Ubuntu.

É difícil dizer quantos usuários desfrutam do Ubuntu direta ou indiretamente, mas há mais de um bilhão de pessoas hoje que se beneficiam do sistema de alguma forma, por isso, você pode até não gostar de Linux ou do Ubuntu, mas ele é sem sombra de dúvidas a distribuição Linux mais popular do mundo (talvez perdendo apenas para o Android por conta dos bilhões de Smartphones), mas mesmo assim é um número de respeito. Ele proporciona a você muitos dos recursos da tecnologia que você gosta, está por traz de vários Apps e serviços famosos.

Você pode conferir as fontes de todos os itens comentados acima e também mais alguns números que não foram citados no post original de Dustin, basta clicar aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!