Sistemas operacionaisTutoriais

Sbackup: Uma maneira muito simples de fazer e restaurar Backups no Linux

Hoje você vai conhecer o Sbackup, ou Simple Backup, uma ferramenta muito interessante para você gerenciar Backups no seu computador e até mesmo agendar Backups automáticos, conheça.

Faça Backups facilmente com o SBackup

Manter os seus arquivos à salvo é algo muito importante, acho que não é necessário nem falar mais hoje em dia o quanto um bom Backup é útil, então que tal automatizar esta tarefa? O SBackup é uma aplicação bastante interessante e que vai te ajudar nisso.

Funcionalidades

Com o Sbackup você pode escolher que pasta o programa fará Backup, incluir arquivos no Backup ou evitar que alguma pasta seja inclusa no Backup, ele ainda compacta esse Backup em formatos Gzip, Bzip2, você pode agendar os Backups para serem feitos semanalmente, diariamente, ou especificar o intervalo dos dias, selecionar onde os arquivos de Backup serão guardados e mais algumas coisas.

Como instalar

Se você usa uma distribuição Linux diferente do Ubuntu ou Linux Mint procure no repositório de softtware do sistema pelo pacote “sbackup” sem as aspas, se você usa o Ubuntu ou algum derivado como o Linux Mint, basta clicar no botão abaixo:

VfLUr1lLGQK55s23UQETQFvk3IbnkyljP7wWJbEOj thPuukO32L nQyZt9mnbrpw9LOZpaWwC2xlX3dHyfiRf1aMA6LNcrbjCNTXJ5I2m wMQL6wgvEiHq7M54QKkL76DjCy3cV

Opcional: Se você prefere fazer as coisas pelo terminal, o comando para instalar o programa é este:

sudo apt-get install sbackup

Depois de instalado o programa, ele estará no menu do seu sistema através de dois ícone, pesquise por Sbackup e você verá, um deles serve para configurar o programa (que é esta imagem que ilustra o post), o outro serve para você restaurar o Backup feito anteriormente (veja a imagem abaixo), você pode usar ele de uma forma parecida aos pontos de restauração do Windows.

Sbackup Ubuntu

Dica adicional

Não que você precise fazer isso mas achei a medida interessante, se você usa algum serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Copy, Mega, etc, você pode direcionar a pasta de Backup do Sbackup para dentro de uma das pastas de sincronia destes aplicativos, assim, além de fazer backup local você também faz backup em nuvem.

Se você achou interessante o Sbackup mas não se convenceu, além do DejàDup que já vem com o Ubuntu por padrão, outra opção interessante é o SystemBack, ele tem um recursos bastante interessante para criação de liveCDs do sistema completo, vale a pena conhecer.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?