KDE Plamas 5.5 beta chega com mais de 1.000 bugs corrigidos

KDE Plamas 5.5 beta chega com mais de 1.000 bugs corrigidos

O desenvolvimento do KDE continua progredindo, da versão 5.5 do Plasma e ele consegue ficar mais bonito a cada lançamento, vamos dar uma olhada no que a versão beta do KDE Plasma 5.5 nos traz.

Conheça as novidades do KDE Plasma 5.5 Beta

Os desenvolvedores do KDE anunciaram a nova “release” do Plamas 5.x, além das tradicionais correções de bugs que ocorrem de uma versão para outra, este lançamento teve o foco em deixar o KDE ainda mais bonito, a começar pelo tema de ícones “Breeze” que recebeu um upgrade.

Breeze icon Theme

Plasma Widget Explorer

O aplicativo que você para adicionar Widgets na Área de trabalho agora tem suporte para duas colunas de itens e também suporte completo aos temas Breeze, Breeze Dark e Oxygen.

KickOff mais inteligente

Outra modificação significativa é que agora o menu padrão do KDE, o KickOff, é capaz de mostrar arquivos recentes abertos em uma determinada aplicação, fazendo com que você consiga editar rapidamente um documento por exemplo.

Color Picker

Plasma Color Picker

Este não chega a ser um novo Applet mas ele foi redesenhado para o Plasma 5, ele permite que você selecione uma cor em qualquer lugar da tela e a transforme em alguma notação RGB, Hex, Qt QML rgba ou LaTeX. É uma ferramenta bastante útil para que desenvolve ou é designer.

Systemtray

System Tray KDE

Devido a pedido dos usuários, os desenvolvedores voltaram com o suporte para os ícones na área de notificação, antes disso, todas as notificações eram responsabilidade do próprio KDE, desta forma, é possível que cada aplicação gerencie a si mesmo.

Mais novidades

Outras novidades que vale a pena comentar são:

– User Switcher: A aplicação recebeu uma atualização e agora mostra o nome completo do usuário na tela de bloqueio juntamente com o avatar escolhido.

– Cota de disco: Este foi outro Applet que recebeu uma atualização, ele é capaz de mostrar e estabelecer quanto de disco será usado por cada usuário do sistema.

– Suporte do OpenGL ES para o KWin

– Melhoria no suporte para o servidor gráfico Wayland, que deverá substituir o X.org no futuro, apesar de que ainda não completamente aplicável servido apenas para uma sessão “básica”.

– KDE Discover ganha também aprimoramentos visuais, ele é a Central de Aplicativos do ambiente gráfico KDE Plasma.

Discover KDE

Como testar o novo KDE 5.5

Como foi comentado no início da matéria, esta versão do KDE ainda está em estágio beta, de forma que ele é recomendado apenas para as pessoas que gostam realmente de testar as novidades e ajudar a reportar o bugs que aparecerem.

Esta versão do KDE deve chegar as distribuições Linux em breve, sobretudo nas Rolling Release, como o Arch Linux e o Manjaro, que normalmente recebem estas novidades antes das demais.

Você pode baixar uma versão live do KDE através do site oficial, estas imagens são apenas para testes.

Fonte

Talvez Você Também Goste
Você não poderá mais fazer sistemas operacionais baseados em Linux através do SUSE Studio
Continue lendo

Você não poderá mais fazer sistemas operacionais baseados em Linux através do SUSE Studio

A liberdade de usar o software para qualquer finalidade, juntamente com a liberdade de redistribuir as suas modificações formam alguns dos pilares do software livre e a SUSE soube como oferecer ao público essas possibilidades da forma mais simples possível através do SUSE Studio, uma ferramenta que agora está com os dias contados.