KDE Plamas 5.5 beta chega com mais de 1.000 bugs corrigidos

O desenvolvimento do KDE continua progredindo, da versão 5.5 do Plasma e ele consegue ficar mais bonito a cada lançamento, vamos dar uma olhada no que a versão beta do KDE Plasma 5.5 nos traz.
KDE Plasmas 5.5

Conheça as novidades do KDE Plasma 5.5 Beta

Os desenvolvedores do KDE anunciaram a nova “release” do Plamas 5.x, além das tradicionais correções de bugs que ocorrem de uma versão para outra, este lançamento teve o foco em deixar o KDE ainda mais bonito, a começar pelo tema de ícones “Breeze” que recebeu um upgrade.
Breeze icon Theme

Plasma Widget Explorer

O aplicativo que você para adicionar Widgets na Área de trabalho agora tem suporte para duas colunas de itens e também suporte completo aos temas Breeze, Breeze Dark e Oxygen.

KickOff mais inteligente

Outra modificação significativa é que agora o menu padrão do KDE, o KickOff, é capaz de mostrar arquivos recentes abertos em uma determinada aplicação, fazendo com que você consiga editar rapidamente um documento por exemplo.

Color Picker

Plasma Color Picker
Este não chega a ser um novo Applet mas ele foi redesenhado para o Plasma 5, ele permite que você selecione uma cor em qualquer lugar da tela e a transforme em alguma notação RGB, Hex, Qt QML rgba ou LaTeX. É uma ferramenta bastante útil para que desenvolve ou é designer.

Systemtray

System Tray KDE
Devido a pedido dos usuários, os desenvolvedores voltaram com o suporte para os ícones na área de notificação, antes disso, todas as notificações eram responsabilidade do próprio KDE, desta forma, é possível que cada aplicação gerencie a si mesmo.

Mais novidades

Outras novidades que vale a pena comentar são:
– User Switcher: A aplicação recebeu uma atualização e agora mostra o nome completo do usuário na tela de bloqueio juntamente com o avatar escolhido.
– Cota de disco: Este foi outro Applet que recebeu uma atualização, ele é capaz de mostrar e estabelecer quanto de disco será usado por cada usuário do sistema.
– Suporte do OpenGL ES para o KWin
– Melhoria no suporte para o servidor gráfico Wayland, que deverá substituir o X.org no futuro, apesar de que ainda não completamente aplicável servido apenas para uma sessão “básica”.
– KDE Discover ganha também aprimoramentos visuais, ele é a Central de Aplicativos do ambiente gráfico KDE Plasma.
Discover KDE

Como testar o novo KDE 5.5

Como foi comentado no início da matéria, esta versão do KDE ainda está em estágio beta, de forma que ele é recomendado apenas para as pessoas que gostam realmente de testar as novidades e ajudar a reportar o bugs que aparecerem.
Esta versão do KDE deve chegar as distribuições Linux em breve, sobretudo nas Rolling Release, como o Arch Linux e o Manjaro, que normalmente recebem estas novidades antes das demais.
Você pode baixar uma versão live do KDE através do site oficial, estas imagens são apenas para testes.
_____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste