DesignSoftwares

Conheça um pouco do poder de manipulação de imagens do GIMP

Existem várias pessoas que insistem em dizer que o GIMP não pode ser usado para edições mais avançadas ou montagens mais trabalhadas, então vou mostrar o que eu consegui fazer com um pouco de tempo… confere aí! 

Criando um desenho artístico com o GIMP

Antes de mais nada, eu não sou um profissional do design, me encaixo no nível “curioso/esforçado” então acredito que nas mãos de um verdadeiro artista o resultado final seria melhor, de qualquer forma, deixe-me contar a história da inspiração para esta imagem…

Tudo começou quando eu vi o vídeo abaixo, espetacular diga-se de passagem, o artista cria as imagens para depois trabalhá-las do Adobe Photoshop e com mais de 120 camadas ele consegue o efeito final que é estupendo sem dúvidas! Então eu pensei, será que consigo fazer isso no GIMP? E comecei a fazer, acredito que levei umas duas horas para concluir, usei apenas imagens encontradas na internet para fazer toda a composição.

O vídeo inspirador foi este:

Então, seguindo o modelo de garrafa flutuando eu fiz o  meu “cover”, digamos assim, só que usando a ferramenta aberta GIMP, grátis, open source, multiplataforma e muito poderosa, óbvio que tive algumas limitações, a começar pela qualidade das imagens, e também fui muito mais modesto usando apenas 20 camadas como você pode ver no projeto abaixo:

Bottle GIMP

E depois de um pouco de trabalho o resultado final você vê logo abaixo:

GIMP Bottle pronta

Até eu me surpreendi com o resultado! E como não é sempre que sai algo assim das minhas criações estou até compartilhando aqui no blog! 😀

Se eu que não tenho feeling de designer consegui fazer algo bacana, imagina quem tem né?

Na edição eu usei a nossa versão customizada do GIMP para o Ubuntu, o chamado PhotoGIMP, conheça o projeto clicando neste link.

Caso alguém tenha gostado e se interessado estou disponibilizando logo abaixo todo o projeto em .xcf e também as imagens prontas para quem quiser ver de perto.

YD5 ToY0pSZe8B80REvp VoZRMKRjeg1nSIZ7hGCnpVjCteFMKTsR3Pk9iLFmtBQMIL3FPfWoCMaqX4vH ubsWNLBSq6xuTJkH2 zI9mAE

Dicas para aprender mais sobre GIMP

Quero deixar algumas dicas para você aprender mais sobre o GIMP, no canal do Diolinux você encontra alguns tutoriais usando o Software, clique aqui para assistir.

Quero indicar também a página do Elias de Carvalho Silveira no Facebook, ele sim é um verdadeiro artista, o nome da página é “Como viver sem Photoshop”, clique aqui para acessar.

Adicionalmente temos um canal que ainda nem estreou mas que eu já pude dar uma olhada no material, chamado GIMP Estúdio do meu amigo Thiago Ferreira, clique aqui para conhecer. E não menos importante o nosso também parceiro Rafael do TV Guarapa, além de GIMP ele ensina muitas outras aplicações gráficas, clique aqui para conhecer.

Até a próxima pessoal, vamos promover o GIMP! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!