NotíciasUbuntu

Ubuntu 16.04 LTS virá com Unity 7 otimizado

O novo ambiente de trabalho do Ubuntu é um dos softwares mais aguardados pelos usuários Linux, todos estão curiosos para ver a convergência na prática, porém, não será na próxima LTS que ele virá por padrão.

Em nome da estabilidade

A interface Unity já causou muita divergência do mundo Linux, hoje ela tem vários adeptos e está consolidada, apesar dos usuários aguardarem ansiosos pela próxima versão que promete convergir desktop e mobile a verdade é que usuários do Unity 7 como eu, estão familiarizados com a maneira de fazer as coisas na interface.

Consistência visual e funcional, eis uma coisa importante no mundo da informática, é por isso que o Mac OSX e o Windows sempre mantem a mesma funcionalidade enquanto muda de aparência nos últimos anos, sempre que alguém tentou propor algo diferente não obteve muito êxito, vide o Windows 8.

O Ubuntu 16.04 LTS será lançado em Abril de 2016 e carregava consigo há algum tempo já a responsabilidade de trazer à vida a nova interface Unity, entretanto, isso não deve ocorrer uma vez que justamente pelo fato desta ser uma versão de longo suporte, do tipo que é utilizada em empresas normalmente a Canonical optou por mantê-la tradicional dando a opção ao usuário que fizer download em usar a nova interface ou não.

Melhorando o que já é bom

Segundo informações para além do Ubuntu 15.10, que sai em Outubro/2015, o Ubuntu 16.04 LTS virá com um Unity 7, rodando o X.org e o Compiz por padrão com várias otimizações para velocidade e dizem… “novidades”, só não sei quais são elas, mas ok…

Por pelo menos mais um ciclo de lançamento não deveremos ter grandes novidades no sistema, acredito que isso se deva justamente ao fato de que este modelo do Ubuntu não será mantido ao longo do tempo e desta forma a Canonical não estaria desperdiçando energia e implementar grandes soluções ao Unity 7.

No mais, acho coerente a decisão de manter o Unity 7 para a LTS, afinal, este lançamento é marcado sempre por maior estabilidade e a probabilidade de um programa já usado a muito anos ser mais estável do que um feito recentemente é indiscutivelmente maior.

É possível também que a versão 16.04 possua duas versões, uma tradicional como já foi comentado e a outra baseado no Unity 8, Mir e Snappy.

Se você quiser testar o novo Unity em desenvolvimento confira este endereço.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!