Como habilitar o Wireless Realtek RTL8723BE no Ubuntu e no Linux Mint
Linux MintSistemas operacionaisTutoriaisUbuntu

Como habilitar o Wireless Realtek RTL8723BE no Ubuntu e no Linux Mint

Veja como instalar o driver de Wi-fi da placa RTL8723BE no Ubuntu e no Linux Mint para usar o seu adaptador sem fios no Linux.

Como instalar o driver de rede wifi Realtek no Ubuntu

Hoje quero ajudar você a não passar pelo sofrimento que eu passei ao instalar uma placa Wi-Fi Realtek modelo RTL8723BE no seu Ubuntu e no Linux Mint.

Como foi que eu cheguei em um tutorial tão específico

Talvez você seja uma pessoa impaciente, neste caso dessa um pouco mais a página e vá direto para a instalação mas se você tiver um tempinho eu gostaria de lhe contar a minha história, vai mudar a sua vida? Provavelmente não… mas pode ler aí que é bacana! 🙂

Em primeiro lugar, essa é primeira vez na vida que tenho problema com drivers no Linux, sério, primeirinha… e adivinha só com o que foi? Um notebook da Positivo… é pois é, depois não quer que falemos mal mas também o povo não se ajuda…

Mais engraçado é que neste exato momento estou usando uma placa wi-fi da Realtek funcionando as mil maravilhas em um Notebook da LG sem precisar instalar drivers.

Coisa do Demo

O caso é que o computador da Positivo veio com Windows 8.1, UEFI todos aqueles esquemas projetados pelo demônio para dificultar a troca do sistema operacional, o cliente pediu-me que instale o Ubuntu no computador. Pensei :”Ok, em meia hora eu termino o serviço, formato e instalo tudo para deixar o computador redondinho”… quem me dera!

O primeiro passo foi a tal da prática do exorcismo, mudar o UEFI para Boot Legacy não foi o suficiente, eu não sei porque raios aquela porcaria coisa precisou que eu tirasse o HD do computador mudasse o bootloader para Boot Legacy e só então colocasse o HD de volta para poder dar boot pelo Ubuntu, mas ok… Ubuntu instalado hora de baixar as atualizações e… opa! Cade o Wi-Fi?

Tudo bem, puxei um cabo de rede e conectei ele assim, fui ao gerenciador de drivers do Ubuntu na esperança de encontrar o driver Wi-Fi que eu precisava e nada… pela primeira vez na vida o Ubuntu não me apresentou uma solução prática para o meu problema, mas é aquela né, sempre tem a primeira vez.

Meu primeiro impulso foi atualizar o Kernel, atualizei para a última versão utilizando o nosso script mágico e infelizmente também não obtive sucesso.

Mais interessante que isso é que nem o Windows 7, segunda opção do Cliente, possuía drivers para essa placa naquela Notebook da Positivo, o bom é que nestes casos os drivers para Windows 8 costumam funcionar no Windows 7, bom… não neste caso.

Depois de umas 8 horas, sim porque eu larguei aquilo e só continuei no outro dia entrei uma super solução que se eu não compartilhar com vocês vou me sentir mal pelo resto da vida.

Tutorial de instalação do Driver Wi-Fi Realtek RTL8723BE no Ubuntu

Caso você tenha pulado direto para cá, seja bem-vindo(a) preguiçoso(a)! E se você leu o meu humilde depoimento eu espero sinceramente que este tutorial te ajude.

É importante que você saiba que este tutorial serve apenas para o driver RTL8723BE e não para outras variações, então é necessário confirmar que você tem essa placa no seu computador, você poder ver as informações de hardware no seu Ubuntu ou Linux Mint digitando o seguinte comando no terminal:

lspci

Se na listagem dos dispositivos aparecer o famigerado RTL8723BE este tutorial é para você!

Instalando o Driver

O primeiro passo é baixar o driver aqui. Depois disso você deve extrair o conteúdo do arquivo que você baixou para uma pasta de sua preferência.

Agora no terminal você deve rodar os seguintes comandos:

cd /caminho_da_pasta/rtl8723be-master

Por exemplo: cd /home/dionatan/rtl8723be-master

Agora que você está dentro da pasta siga no terminal:

make
sudo make install
sudo modprobe rtl8723be

O efeito foi instantâneo, é só você olhar agora o seu gerenciador de redes e as redes são fio estarão disponíveis, reinicie o computador para ter certeza de que tudo está funcionando bem.

É isso aí!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!