OpenSCAD um modelador de CAD 3D para Linux

Hoje vou apresentar a você mais uma alternativa interessante para o mercado de CAD, para que você possa fazer os seus projetos sem sair do Linux.
OpenSCAD
Imagem: Divulgação

Modelagem com programação

Resolvi compartilhar com você este programa pois é sempre muito bem-vindo informar as pessoas sobre as opções disponíveis.
Softwares que trabalham com CAD já renderam um post dedicado a eles aqui no Diolinux e você pode lê-lo aqui. Uma outra boa opção no segmento é o DraftSight.
O OpenSCAD é um software open source de modelagem 3D baseada em script, diferente de programas como o Blender que são usados de maneira artística na maioria das vezes a ideia por traz do OpenSCAD é um pouco diferente.
Segundo as informações colhidas no site do projeto, o software tem como ideia primordial servir para elaboração de modelos 3D de peças, normalmente mecânicas, e diferente dos outros softwares do gênero que se baseiam em desenho, o OpenSCAD baseia-se em programação.
Talvez ele não seja o ideal para alguém que busque alternativas ao AutoCad ou ao SolidWorks, mas é uma ferramenta complementar muito interessante pois permite edições retrospectivas de maneira facilitada, uma vez que basta alterar o código sem ser necessário redesenhar nada.

Instalação e Download

O software é multiplataforma e está disponível para Linux, Windows e Mac OSX, no caso do Ubuntu temos um PPA para facilitar a instalação, a versão para o Ubuntu 15.04 ainda não foi lançada portanto o PPA só dá suporte até a versão 14.10 do Ubuntu.
Caso você esteja vendo este artigo depois do final de Abril de 2015 muito possivelmente a versão já tenha sido lançada, muito embora você possa baixar ele aqui no site oficial independentemente da versão.
Para instalar o OpenSCAD basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla “enter”, digite a sua senha e pressione “enter” novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.

sudo add-apt-repository -y ppa:openscad/releases && sudo apt-get update && sudo apt-get install openscad -y

Até a próxima!

————————————————————————————————————————–
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Talvez Você Também Goste