KDE

Reviva o KDE 3 com o Trinity Desktop e o Q4OS

A criação de “forks” é algo absolutamente comum no software livre, com o passar do tempo as tecnologias que compõem os sistemas vão evoluindo e mudando mas sempre há quem goste daquele visual e daquela funcionalidade mais antiga e tradicional.

Q4OS e o Trinity Desktop o fork do KDE 3

Enquanto muito estão “babando” pelo novo KDE 5 outra gama de usuários fãs dessa interface busca voltar as raízes e ter um ambiente de trabalho mais conservador e é exatamente esta a proposta do Trinity Desktop Enviroment.

Assim como o MATE produzido pela equipe do Linux Mint é um fork do Gnome 2, o Trinity Desktop é um Fork do KDE 3 e é mantido pela equipe de uma distribuição Linux chamada Q4OS, esta é uma distribuição independente que não se baseia em nenhuma outra.

Sobre o Q4OS

De longe a característica mais marcante desta distribuição é o seu ambiente Trinity Desktop, segundo o DistroWatch ele é um sistema baseado no Debian, entretanto eu não tenho certeza disso pois no site oficial temos a impressão de ser uma distro independente com alguns scripts para instalar alguns softwares famosos como o Google Chrome e o Firefox.

É um ambiguidade que ainda não encontrei a solução, se você tiver alguma informação que eu não tenho pode deixar aí nos comentários.

Confira a nossa review do ambiente gráfico no vídeo abaixo:

Como instalar o Trinity Desktop em outros sistemas

Através da documentação produzida na Wiki do Q4OS podemos instalar o Trinity Desktop em outros sistemas, incluindo o Ubuntu, entretanto a versão mais recente suportada que ainda tem suporte é o Ubuntu 12.04 LTS.

Para ver os procedimentos de instalação tanto no Ubuntu quanto em outros sistemas acesse este link.

Minha opinião

Como comentei no vídeo acima o ambiente parece ser muito interessante para computadores realmente antigos, pela sua leveza e até certo ponto, bons recursos de desktop, para mim usar atualmente em um computador de trabalho seria inviável por questões de produtividade, ele pode ser uma boa opção também para computadores com hardware modesto como Netbooks.

Via:  q4os.org

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!