EditorialTestes e Benchmarks

Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Máquinas antigas vão ficar órfãs de sistemas operacionais?

A Microsoft vem falando um tempinho já que vai aposentar o Windows mais bem sucedido de todos os tempos, o Windows XP ainda está em muitos lares e principalmente empresas, porém, em abril do ano que vem o XP encerra o seu suporte de vez ( Pelo menos é o que dizem). 

Windows XP logo

A Microsoft alertou hoje também às pessoas do perigo de continuar usando o Windows XP, por conta da falta de atualizações de segurança o computador poderia se tornar um receptáculo de vírus, recomendando que os usuários migrassem, claro, para versões mais recentes do Windows, como o Seven ou o 8.1.

Atualizar é a única solução?

Claro que atualizar o hardwares da máquinas não iria fazer mal algum, o problema é o investimento, comprar hardwares novos, comprar novas licenças do Windows pode gerar muito custo mesmo! 

Nesse âmbito é uma boa oportunidade para as distros Linux reviverem esse PC mais antigo trazendo-lhes mais versatilidade e segurança.

Podemos levar em consideração que investir no treinamento de funcionários para usar um novo sistema é mais barato do que investir em comprar tudo novo.

Vamos usar Linux então mas o Ubuntu não!

Distribuições como o Ubuntu que usa o Unity e outras distros que usam o Gnome Shell, Cinnamon e KDE querendo ou não são mais recomendadas para  computadores mais recentes, com pelo menos 2 GB de memória e a clientela que o XP atende são computadores com CPUs de baixa capacidade e pouca memória, 1GB às vezes menos.

Felizmente no Linux podemos instalar qualquer interface gráfica que queiramos, porém algumas simplesmente são inconvenientes para o uso comum, o que nos traz especificamente a duas interfaces que são semelhantes ao velho XP e tem bom desempenho em hardware antigo, LXDE e XFCE, considero o Razor-QT um pouco imaturo ainda.

Porém, dentre ambas, LXDE e XFCE a que tem o desktop mais completo ainda é o XFCE, agora vamos fazer algumas “contas”, ambiente leve e completo=XFCE, agora precisamos de fácil acesso a programas e suporte ( pelo menos da comunidade )= Ubuntu, ou seja XFCE+Ubuntu=Xubuntu.

Seria então o Xubuntu a melhor escolha?

Quase mas não, o Xubuntu é muito bom mas tem um pequeno detalhe, o Menu e a Interface, usuários do Windows XP estão acostumados a navegar por menus para encontrar aplicativos, mas a verdade é que isso cansa e a maioria acaba colocando todos em atalhos na barra de tarefas ou na área de trabalho mesmo, por padrão o menu do Xubuntu também tem este estilo de navegação por categorias mas a situação pode ser melhorada com o Whisker Menu, que é um menu mais inteligente que proporciona uma experiência semelhante ao menu iniciar do Windows 7.

Xubuntu com Whisker Menu

Mesmo assim a organização do XFCE lembra mais a do Mac OS do que a do Windows, claro, nada que um pouco de personalização não dê jeito mas e que tal o Linux Mint XFCE?

Linux Mint 15 com XFCE

O Linux Mint XFCE já vem com o Whisker Menu por padrão além de vir já pronto para o uso com todos os codecs e sistema personalizado que lembro o visual “Windows de ser”, portanto a melhor opção para você colocar aquele PC antigo para trabalhar com bom requinte visual e bons recursos.

O que você acha? Qual o melhor sistema para substituir o Windows XP?

Leia também: Por que você ainda usa o Windows XP?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!