Tela escura no Notebook HP Pavilion com Ubuntu ( como resolver este problema)

Alguém acenda a luz!

Se você está aqui é porque tá triste, ou chateado pelo fato do Ubuntu ( ou qualquer outro Linux ) não manter a tela do seu notebook HP com o brilho no máximo por muito tempo. Sim agora claro, estou falando para um nicho de usuários muito específico, mas visto que eu adqueri um Notebook HP e tive esse problema vou deixar este artigo para tentar auxiliar outras pessoas que possam passar pelo mesmo problema.
sem-luz-escuro

O que acontece afinal

Para você entender, os notebook da HP tem uma certa incompatibilidade com o Kernel Linux ( até a versão 3.5 com certeza, versões mais novas não testei) que fazem com que durante a instalação a luminosidade da tela caia para zero e você precise ( foi o que eu fiz pelo menos ) de uma lanterna para iluminar a tela e ver onde está clicando. Mesmo assim, depois de concluída a instalação o problema persiste, por vezes é preciso abrir e fechar a tampa do notebook para que a iluminação volte, pouco tempo depois ela volta a ficar sem brilho e você não vê absolutamente nada.
Como eu precisei recorrer a fóruns estrangeiros e quero deixar minha contribuição em português para que as pessoas não deixem de usar Linux nos seus computadores HP apenas por este motivo.
hp Pavilion e pequenas incompatibilidades

Como concertar este problema

Bem, a ideia primária parte de deixar o o brilho no máximo desde o boot, para isso vamos precisar editar um arquivo no GRUB e se sua tela estiver escura tente usar uma lanterna ou a luz do seu celular para ver alguma coisa, tente também abrir e fechar o notebook para ver se ” a luz acende”. Abra o terminal e cole o comando abaixo:

gksudo gedit /etc/default/grub

Encontre a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”

e adicione acpi_backlight=vendor, ficando a linha completa assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash acpi_backlight=vendor”

Feche o editor de texto salvando a mudança.

Atualize o Grub para incluir a mudança com o comando:

sudo update-grub

Reinicie o sistema.

E é isso, com esta modificação agora o brilho deverá ficar correto.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?


Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 
4 Comentários
  1. Prá mim é o contrário, o meu não fica no brilho mínimo que deixo nas configurações de brilho. No meu note Positivo Sim+ Toda vez que ligo ele vem com brilho total mesmo que eu tenha deixado no minimo e dai tem quer ir nas teclas de atalho e baixar o brilho novamente. E é só nesse notebook tinha um Dell e não alterava em nada. Notebook Positivo Sim+ Core i7 8GB Ram, Ubuntu 12.10

  2. Bugs sempre são irritantes, mas ao menos o do seu notebook ainda atrapalha menos que não ter brilho nenhum,esperamos que estes bugs sejam corrigidos em futuras versões do kernel.

  3. Oi, tenho o mesmo problema, tenho um HP, e tenho o Fedora 18, sabe como posso resolver tal problema? Não consegui abrir o arquivo pelo terminal, então fui na pasta e tentei mudar, mas não dar opção de salvar, e o que aparece no meu arquivo é:
    GRUB_TIMEOUT=5
    GRUB_DISTRIBUTOR="$(sed 's, release .*$,,g' /etc/system-release)"
    GRUB_DEFAULT=saved
    GRUB_CMDLINE_LINUX="rd.lvm.lv=fedora_eliassoares/root rd.dm=0 $([ -x /usr/sbin/rhcrashkernel-param ] && /usr/sbin/rhcrashkernel-param || 🙂 rd.md=0 rd.luks=0 rd.lvm.lv=fedora_eliassoares/swap vconsole.keymap=br-abnt2 rhgb quiet"
    GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"
    GRUB_THEME="/boot/grub2/themes/system/theme.txt"

    Se puder me ajudar ficarei grato.

  4. tentei fazer o comando mais não funcionou, não abriu o script no gedit, tentei fazer manualmente mais não permite alterações pois esta somente leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez Você Também Goste