TutoriaisUbuntu

Como instalar programas no Ubuntu sem internet

Se você já baixou os pacotes, não precisa baixá-los mais uma vez.

Pacotes do Ubuntu

Esse é um tipo de dúvida que já circundou o pensamento de muitos usuários, quando você usa o Windows é de praxe “guardar” os instaladores dos programas para que possamos instalá-los posteriormente na nossa máquina ou no computador do nosso amigo, salvo algumas exceções, normalmente não é necessário estar conectado a internet para instalar os mesmos.

No Ubuntu é parecido quando temos os pacotes .deb dos aplicativos, mesmo assim muitas vezes esquecemos que eles existem pois usamos a Central de Programas e raras vezes estamos offline e impossibilitados de baixar o que queremos.

Utilidade 

canivete-suiço

Usar um método de instalação Offline pode ser útil caso tenhamos que instalar programas em um computador sem conexão ou se tivermos internet lenta e baixar muitos pacotes seria uma tarefa demorada. 

Entendendo…

Para que você entenda o simples processo vale a pena citar que obviamente você terá que baixar os programas em uma máquina com internet, o que talvez você não saiba é que os programas no formato .deb ficam armazenados em uma pasta de cache por um tempo indeterminado, até você usar um programa como o Ubuntu Tweak, Bleach Bit ou usar um comando autoremove para eliminá-los, então, tudo o que você tem a fazer é copiá-los para um local “seguro”, salvá-los num pen drive por exemplo.

Como proceder 

Primeiramente é indicado que as versões do Ubuntu em que você irá instalar os programas sejam iguais, não é completamente necessário mas diminui a possibilidade de dar algum erro.

Primeiro: Instale todos os programas que você deseja instalar no outro computador num Ubuntu que está conectado a internet.

Depois de todos eles instalados abra o Nautilus ( ou outro gerenciador de arquivos que você use ) e navegue até o seguinte diretório:

/var/cache/apt/archives

Pode ser que algumas distros variadas do Ubuntu armazenem os mesmo arquivos em outro diretório como este:

/var/apt/cache/archives

Nesta pasta estão todos os programas que você tem instalados no seu Ubuntu em seus respectivos pacotes .deb, alí você pode fazer buscas e encontrar todos os pacotes relacionados a um determinado programa como o GIMP.

Nautilus com arquivos deb do GIMP

Para fazer uma possível reinstalação você precisa instalar todos estes pacotes para ter o programa completinho e com todas as dependências.

Para copiar todos os programas instalados no seu computador e passar para outro, selecione TODOS os pacotes contidos nesta pasta e copie para um pasta na área de trabalho ou um Pen Drive, está coleção de apps possivelmente será grande e deve ultrapassar 1GB se você instala muitos programas.

Instalando os programas em um computador sem Internet

Copie para uma dentro para sua home todos os programas que você quer instalar, a melhor maneira de instalar é abrindo o terminal e dando os seguintes comandos.

Agora navegue a pasta em que os arquivos estão:

sudo cd /home/seu_usuario/nome_da_pasta_que_vc_escolheu

Uma vez dentro da pasta, precisamos de apenas um comando para instalar todos os pacotes:

sudo dpkg -i *.deb

Agora é só aguardar a finalização da instalação, isso pode demorar alguns minutos.

Pronto, desta forma você pode instalar os programas sem internet.

E se eu quiser instalar apenas um programa e não todos?

Nesta caso o comando seria:

sudo dpkg -i nome_do_programa.deb

E graficamente também é possível, basta dar dois cliques no pacote que quer instalar que ele abrirá com a Central de Programas, porém, tome cuidado para não esquecer nenhuma dependência.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!