TutoriaisEditorial

O que é o Raspberry Pi

Há muito tempo os computadores se tornaram essenciais em nossa vida, mas se repararmos, não vemos muitas variedades dessa incrível máquina por aí. Geralmente um usuário final opta entre desktops e notebooks para tarefas cotidianas, ou por smartphones e tablets para mobilidade.

Contudo, naturalmente alternativas acabam sendo desenvolvidas e uma que tem ganhado destaque no mercado são os single board computers (SBC) ou computadores de placa única. 

Hoje falaremos de um dos mais conhecidos SBC, saiba o que é Raspberry Pi, um minúsculo computador com características de dispositivos móveis que encara todo tipo de tarefa e fica surpreendentemente mais poderoso a cada lançamento.

Conheça esta máquina que pode ser seu computador no futuro, ou talvez você já tenha um e nem sabe.

Origem e objetivos do projeto 

Raspberry Pi é um computador desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi onde todo o hardware é integrado em uma única placa de tamanho reduzido, com alguns modelos quase tão pequenos quanto um cartão de crédito.

A ideia foi proposta por um grupo de estudantes do laboratório de computação da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, ao perceberem que o nível de conhecimento dos novos alunos estava em constante declínio.

Inicialmente, o objetivo principal era de estimular o ensino de ciência da computação básica em escolas, principalmente nos países em desenvolvimento, contudo, por ser uma solução simples e barata, seu uso foi ampliado e estão sendo utilizados em automação, internet das coisas (IoT), consoles caseiros para retrogaming ou como um substituto miniaturizado de computadores

o que e raspberry pi - retroconsole
Pode não parecer, mas este console é apenas um Raspberry Pi 4 dentro de um case personalizado.
Fonte: www.kiwi-electronics.com

O que é Raspberry Pi e quais são os sistemas compatíveis?

O Raspberry Pi é compatível com diversos sistemas operacionais baseados em Linux, o Raspberry Pi OS (anteriormente chamado Raspbian) é uma distribuição Linux baseada no Debian.

Outros sistemas como Ubuntu para desktops e servidores, Arch Linux e o próprio Debian também são compatíveis. Além disso, a versão ARM do Windows 10 pode funcionar nos modelos mais avançados.

o que e raspberry pi - raspberry os
Raspberry Pi OS: O sistema feito para Raspberry Pi

Qualquer linguagem que possa ser compilada na arquitetura ARMv6 pode ser usada para o desenvolvimento de software, o projeto procura usar Python como linguagem de referência com suporte à BBC_BASIC.

Como é o Hardware?

Apesar do Raspberry Pi utilizar um processador com base ARM, não tem relação com smartphones, sua engenharia se assemelha mais a de um PC. Além do processador, ele contém memória RAM, drive de vídeo e conectividade Bluetooth, Wi-Fi e placa de rede.

O Raspberry não possui memória interna, portanto é necessário usar suas portas de conectividade para adicionar armazenamento para seu sistema, o mais comum é instalar em um cartão micro SD, que deve ser classe 10.

Quais são os principais modelos?

Vendido desde 2012, o hardware do aparelho evoluiu muito, começando com apenas 256 MB de memória RAM e processador com um núcleo, agora pode chegar a impressionantes 8 GB de RAM acompanhando um processador quad core.

Os componentes do hardware podem variar para cada modelo, confira abaixo as principais opções que continuam sendo produzidas, segundo o site oficial do projeto.

Raspberry Pi Zero

o que e raspberry pi - pi zero
Raspberry Pi Zero: O mais simples e barato.
Fonte: https://www.raspberrypi.com/

O mais básico, Raspberry Pi Zero é menor que os demais modelos, com menos conectividade, além da memória RAM e capacidade do processador, mais modestos:

  • Processador single core 1GHz 32-bit;
  • 512 MB de memória RAM;
  • Duas portas micro USB para alimentação e dados;
  • Entrada para cartão micro SD;
  • Uma saída de vídeo Mini HDMI;
  • Variações com ou sem Wi-Fi e Bluetooth integrados;
  • Variações com ou sem pinos na porta GPIO.

Existe uma revisão desse modelo chamada Raspberry Pi Zero 2 W, mais poderosa, que além de possuir todo o sistema de conexão sem fio, conta com um processador quad core 1GHz 64-bit.

 Raspberry PI 4 Model B

Este é o modelo mais robusto atualmente. Sua alimentação de energia ocorre através de uma porta USB-C, como nos smartphones mais modernos.

o que e raspberry pi - pi 4 model b
Raspberry Pi 4 Model B: O mais poderoso!
Fonte: https://www.raspberrypi.com/

Uma característica surpreendente é a possibilidade de conectar duas telas com suporte a resolução 4K. Além disso, encontramos:

  • Processador quad core 1.5GHz 64-bit;
  • Opções entre 1 a 8 GB de memória RAM;
  • Duas portas USB 2.0, duas USB 3.0 e uma USB-C;
  • Entrada para cartão micro SD;
  • Duas saídas de vídeo Micro HDMI;
  • Porta P2 para áudio estéreo e vídeo componente;
  • Wi-Fi, Bluetooth e entrada RJ45 Ethernet;
  • porta GPIO com 40 pinos.

Esta versão do Raspberry Pi está disponível também dentro de um kit, que foi a escolha do Dio e contém:

  • Teclado com hub de duas portas USB extras;
  • Mouse;
  • Case para proteger seu Raspberry e deixar ele combinando com os acessórios;
  • Cabo HDMI;
  • Fonte USB-C;
  • Cartão de memória micro SD 16GB com o Raspberry Pi OS já pré-instalado.

Microcontrolador Raspberry Pi Pico

Também está disponível no mercado o microcontrolador Raspberry Pi Pico, que compete de forma mais direta com o Arduíno, pois sua função não é ser um computador completo, apenas um microcontrolador direcionado para automação, que pode ser utilizado em displays de luz, processos de manufatura e internet das coisas.

o que e rapberry pi - pi pico
Raspberry Pi Pico: um microcontrolador com conectividade sem fio.
Fonte: https://www.raspberrypi.com/

Este dispositivo pode ser programado em C e MicroPython, entre seus diferenciais temos a ampla documentação disponível gratuitamente, seu processador Dual Core e o modelo com conectividade Wi-Fi embutida.

Está em toda parte

O Raspberry Pi já é muito popular, talvez você já tenha um em sua casa sem saber, ele é utilizado em videogames, servidores de mídia e smart homes. É um dispositivo polivalente que pode ser aplicado praticamente em qualquer projeto. A imaginação do usuário é o limite. 

Sua vasta conectividade e a curiosa porta GPIO permitem controlar e automatizar qualquer dispositivo eletrônico, tanto que o aparelho foi amplamente adotado por universidades, escolas e ensino técnico, comércio, indústria e até mesmo o agronegócio.

Aqui no Brasil já temos diversos projetos de implementação do Raspberry Pi em escolas de nível fundamental e médio para o ensino de programação e automatização, além dos diversos TCCs e projetos de iniciação científica relacionados a este computador.

Você já conhecia o Raspberry Pi? Já desenvolveu algum projeto com ele? Conte nos comentários! Assine nossa newsletter para receber em primeira mão artigos como este.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!