Notícias

Microsoft pode estar te espionando pelo Skype!

No controle do Skype desde outubro de 2011, quando concretizou a compra do aplicativo por nada menos que US$ 8,5 bilhões, a Microsoft está sendo acusada de ter feito sutis mudanças nos termos de privacidade do serviço para permitir escutas de conversas feitas entre os seus usuários. 

De acordo com fontes como o site da revista online Slate, a Microsoft teria feito essas mudanças em antecipação a pedidos que viriam a ser feitos por entidades governamentais e pela polícia de diversos países. A denúncia foi confirmada de forma cifrada por um porta-voz do Microsoft Skype, como o produto vem sendo chamado depois da aquisição pela gigante.  “Mesmo antes da compra pela Microsoft, o Skype coopera com agências de aplicação da lei, como é legalmente exigido e tecnicamente viável”, diz.

De acordo com os termos de privacidade da ferramenta, o Skype pode coletar informações como nome, endereço, telefone, número do celular, informações como a marca do seu celular e sua operadora, sua localização em dispositivos móveis, endereço de e-mail, idade, país, língua, endereço de IP, cookies, informações bancárias, perguntas respondidas em pesquisas da empresa, informações sobre o uso do software, endereço dos vídeos compartilhados, lista dos seus contatos e o conteúdo das suas mensagens instantâneas.

Um artigo em específico diz que a companhia está autorizada a colher dados de tráfego, “incluindo – mas não se limitando à – duração das chamadas, o número que fez a ligação e o que recebeu”.

Além disso, foi descoberto que em junho de 2011 a Microsoft teria registrado uma patente para “interceptar legalmente” conversas feitas em sistemas de voz sobre IP – como o Skype – e “silenciosamente copiar a comunicação transmitida na sessão”.

Por enquanto, nem a divisão do Skype e nem a diretoria da Microsoft se pronunciaram sobre o assunto diretamente.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!