Venha usar o Ubuntu, opa! o que? U-bun-tú

Pelo nome, acho que muitos vão até fechar a aba: Linux. Mas espere, ele cresceu, e está ainda mais poderoso.
O Ubuntu Linux, popularmente conhecido como Ubuntu, é um sistema operacional de código livre e aberto para todos. Destaca-se por sua rapidez, por sua agilidade por ser Linux e por sua segurança. O Ubuntu, por sua vez, é o SO (Sitema Operaconal) mais baixado no “Baixaki Linux”(que é um site de referencia para quem sempre usou o Windows) e em outros sites de download que forneçam suporte ao Linux.

Logotipo do Ubuntu

Mas, vem cá, você conhece o Ubuntu?
Muitos ainda acham que o Linux é um bicho de “sete cabeças”, que ninguém sabe mexer por ser complicado… Mas ele mudou, está mais ágil, mais potente, mais fácil. O Ubuntu é um exemplo disso.

Desktop Ubuntu (Imagem tirada do blog Ubuntu-BR-SC)

Pelo Ubuntu Linux ser totalmente personalizável, você pode deixar do seu jeito, do seu estilo, como você quiser,  basta querer. Sabia que os mesmos programas que tem no Ubuntu Linux, tem no Windows? Claro que não vão ser a mesma coisa, mas alguns funcionam até que ainda melhores do que no Windows.
Sabe o MSN, o Windows Live Messenger? O gigante mensageiro do Windows  tem no Ubuntu, que vai se chamar “Emesene”.
Emesene v.2.12.5


O Emesene é um mensageiro instantâneo criado para aqueles que possuam conta do MSN e que usam o Linux, alguns para meios de comunicação com os amigos, e alguns para trabalho. Mas isso não importa, o que importa é que você já sabe tem MSN pra Ubuntu.
Sabe a Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint? Isso mesmo, tem no Ubuntu! Que vai se chamar “LibreOffice”.


O LibreOffice.org é um pacote de ferramentas igual ao Microsoft Office, que você pode usar para fazer planilhas, textos, documentos e apresentações.

LibreOffice 3 Writer (Word)

 E você que tá perguntando se ele é compatível com a Microsoft Office, vos digo, sim, é compatível com o gigante da Microsoft.

LibreOffice 3 Calc (Excel)
 O LibreOffice já vem instalado no Ubuntu com editor de textos, planilhas e afins por padrão, então não precisa fazer nada para obtê-lo se for instalar o Ubuntu Linux em sua máquina.
LibreOffice 3 Impress (PowerPoint)


Como visto em alguns sites, o Ubuntu é sociável desde o começo. Sabe o Google Talk, o mensageiro instantâneo da Google? Tem no Ubuntu, que vai se chamar “Empathy”. O Empathy, além de ter o Google Talk, tem o “Yahoo! Messenger”, o “MySpace”, o “AIM”, e mais, o “Bate-Papo do Facebook”, você pode conversar com seus amigos do Facebook sem estar conectado pelo seu navegador. O Empathy já vem instalado no Ubuntu como mensageiro instantâneo por padrão, no caso, se for obter o Ubuntu, não necessita fazer nada para obter o programa. (Inclusive novas versões do Empathy suportam o WLM, então você não necessita instalar o emesene se não quiser)
Empathy, e um exemplo de como o Ubuntu pode ser personalizado. (Imagem tirada do Ubuntued)


O Skype também está no Ubuntu, basta ir ao site do Skype, fazer o download, abrir o arquivo e instalar. (Ainda mais agora em versão estável para Linux)
Tela de Login do Skype no Ubuntu, e mais um exemplo de como o Ubuntu pode ser  personalizado.
O Ubuntu Linux tem como navegador padrão, o Mozilla Firefox (por ser feito com a plataforma Linux).  Se você não gostar do Firefox, tem também disponível no site do Google, o Google Chrome.
Mozilla Firefox no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”
Uso e recomendo os dois, por serem grandes concorrentes em navegadores no Linux.
Google Chrome no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”


Além do Firefox e o Chrome, tem também disponível também o Opera, que também pode ser baixado pelo site dele.
Opera no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”


Um recurso do Ubuntu para obter tais programas, é a Central de Programas do Ubuntu, um programa feito especialmente para o Ubuntu para a obtenção de programas. Ele já vem instalado por padrão no Ubuntu. O Emesene (citado acima) pode ser obtido por lá, basta pesquisar e clicar em instalar. A Central está subdividida em categorias, por isso, é só abrir a Central de Programas do Ubuntu, pesquisar, achar o programa mais acessível e clicar em instalar, fácil.
Central de Programas do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”
-Tá, mas e se eu não conseguir instalar um programa que eu quero, e não tá disponível em nenhum site, e nem na Central de Programas do Ubuntu, o que eu faço?
Calma, tem uma solução, o Wine (Wine INot a Emulator). O Wine é um programa feito para o Linux, para rodar programas Windows (.EXE). O Wine suporta a Microsoft Office Word, o PowerPoint e até mesmo o Counter Strike. Alguns programas não vão rodar no Wine, por falta de suporte, mas só alguns, poucos conhecidos. O Wine pode ser obtido na Central de Programas do Ubuntu facilmente.
Microsoft Office PowerPoint rodando pelo Wine no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” (Imagem tirada do blog Vinícius Rodrigues)
Como no Windows, tem o Prompt de Comando, no Ubuntu, tem o “Terminal”. O Terminal tem muitas funcionalidades no Linux, sabia que dá pra instalar programas com o Terminal? Só é mesmo possível no Linux.
Terminal do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”

Aliás, o uso do terminal é totalmente desnecessário ao usuário comum, mas com o passar do tempo você descobrindo como a coisa funciona e sente-se até mais a vontade usando o terminal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez Você Também Goste