Vídeo

Ubuntu 23.04, Fedora 38, novo layout do Flathub, Chrome respeita o Linux

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Essa semana tá cheia de novidades, falaremos sobre o Chrome 114 que respeitará o modo escuro no Linux, o novo site do Flathub, novidades do Fedora 38 e suas spins, o lançamento do Ubuntu 23.04, notícias do mundo dos jogos e mais!

Google Chrome 114

Se tem uma coisa desagradável do Google Chrome no Linux, é o fato dele não respeitar o dark mode nas páginas. Muitos sites conseguem reconhecer se você está utilizando o modo claro ou escuro, e mudar completamente o visual com base nisso, e o Google Chrome tem suporte para isso no Windows e macOS, mas no Linux todos os sites ficavam no modo claro por padrão, até agora.

Na versão 114, este problema finalmente foi resolvido, e caso você mude o seu sistema para o modo escuro, os sites com suporte a isso também respeitarão essa decisão no Google Chrome. O Chrome 114 ainda deve levar um pouco de tempo para chegar na versão estável, então a gente ainda vai ter que esperar pela novidade.

Novo site do Flathub

Na semana passada a gente falou por aqui sobre o novo site do projeto Fedora, mas ele não foi o único que passou por uma harmonização. Outro projeto que teve seu site todo redesenhado foi o Flathub. O novo site está mais moderno, com suporte pra modo claro e escuro, mas as principais novidades estão na página de cada aplicação.

Antes algumas informações sobre o app só eram acessíveis através da loja do sistema, como a GNOME Software por exemplo, mas agora você consegue ver de tudo diretamente do site: além do nome, descrição e prints da aplicação, ele também apresenta o tamanho do download, do aplicativo instalado, quais arquiteturas estão disponíveis, quantas pessoas instalaram, qual a licença e vários links, tanto para o site da aplicação, quanto para reportar bugs. 

Algo ótimo pros desenvolvedores é que agora na página você também consegue ver quais são os outros aplicativos que eles fizeram, além de ver outras aplicações do mesmo grupo, como por exemplo GNOME ou KDE. O site já está disponível pra todo mundo ver, acesse flathub.org para conferir.

Fedora 38

Na semana passada a gente falou por aqui sobre o novo site do projeto Fedora, mas não foi só ele que recebeu novidades. O novo Fedora 38 traz uma série de atualizações bacanas: a primeira é a adição de duas novas spins: agora existe uma versão do Fedora com a interface Budgie, e outra com o Sway, um tiling window manager que utiliza o Wayland em vez do Xorg. Outro projeto que nasceu agora com o lançamento do Fedora 38 é o Fedora Phosh, uma versão do Fedora para dispositivos móveis, quee utiliza a interface GNOME como padrão.

No Fedora Workstation, que é a principal versão do sistema, chegaram poucas, mas boas novidades: a distro utiliza o GNOME na versão 44, que traz a ferramenta de tarefas em segundo plano, novidades no Nautilus e na área de configurações do sistema, além de, por padrão, o Flathub estar disponível por completo na GNOME Software. Ou seja, qualquer usuário que instalar o Fedora já tem acesso aos mais de 2000 aplicativos do Flathub diretamente da loja. Uma última novidade do Fedora 38 é a diminuição do tempo de timeout dos serviços, o que faz com que o computador desligue mais rápido do que nas versões anteriores.

Ubuntu 23.04

A distribuição mais popular do mercado também recebeu uma nova versão: O Ubuntu 23.04. A primeira novidade é vista assim que você instalar o sistema: ele agora traz um novo instalador desenvolvido em Flutter, com um visual bem mais moderno.

Entre as novidades, assim como o Fedora 38, o Ubuntu 23.04 traz o GNOME 44, mas é claro, com as customizações de tema e plugins que a Canonical sempre usa. Existem novidades nos snaps também: agora quando uma aplicação tiver uma atualização disponível, o download será realizado em segundo plano, quando o aplicativo for encerrado, o update será feito. Junto com o Ubuntu 23.04, o snap do Steam chegou em estágio estável.

Magazine Luíza demite fundadores da KaBuM porjusta causa

Em 2021, o Magazine Luíza comprou a Kabum, o maior e-commerce de informática do país, por 3.5 bilhões de reais. Com isso, os fundadores da Kabum se tornaram funcionários CLT do Magazine Luíza. Recentemente eles processaram o Itaú BBA e querem a anulação da venda da empresa, cujas ações caíram mais de 80% após a compra e a maior parte do pagamento foi em ações, alegando que o Itaú favoreceu o Magalu na negociação da Kabum.

Na semana passada, a Magazine Luíza demitiu os dois fundadores por justa causa, alegando que eles estavam planejando abrir uma nova empresa concorrente da Magalu. Já os fundadores alegam que isso é uma retaliação por conta do processo, e estão movendo uma ação trabalhista contra a empresa. Se for comprovado, o Magalu vai ter que pagar uma série de multas, bônus e danos morais.

Half-life: Alyx para todos

Geralmente a gente vê mods sendo lançados para adicionar funcionalidades a um jogo, mas você já viu um mod pra remover a principal funcionalidade? O jogo Half-Life Alyx é o mais “recente” jogo da franquia da Valve, porém ele é exclusivo de realidade virtual. Isso acaba limitando muito o acesso ao jogo, já que só pode aproveitar quem tem um óculos de VR, que não é muito barato.

Pensando nisso, a comunidade criou um mod chamado HLA-noVR, que permite jogar o game diretamente do seu monitor com teclado e mouse, sem precisar usar qualquer equipamento VR. Os desenvolvedores informaram que ainda faltam alguns ajustes no mod, mas já é possível aproveitar a história do início ao fim normalmente.

Linux sem Roblox

Você ou seu filho joga Roblox no Linux? Infelizmente essas jogatinas podem estar com os dias contados, porque parece que a desenvolvedora bloqueou o jogo de rodar via Wine propositalmente. Isso aconteceu porque eles estão capturando dados dos jogadores para entender quais são os problemas atuais com a aplicação e tentar resolvê-los, por conta disso bloquearam o acesso via Wine e máquina virtual para capturar apenas dados dos jogadores de Windows.

Apesar disso, pode ser que esse bloqueio não seja permanente, já que os desenvolvedores afirmaram que dar suporte ao Wine ainda está na lista de prioridades deles. 

Grounded em promoção!

Mais um jogo que recentemente ganhou suporte ao Steam Deck, e consequentemente ao Linux, é o Grounded, da Obsidian Entertainment e Xbox Games Studio. Neste universo, você foi encolhido ao tamanho de uma formiga, e precisa sobreviver em meio aos vários insetos gigantes que existem no quintal. Esse é um jogo de sobrevivência multiplayer em primeira pessoa.

O jogo está em promoção no Steam com 25% de desconto. Ele funciona normalmente no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, e está com ranking ouro no ProtonDB.

Se você quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!