Vídeo

Conseguimos um servidor de provedor de internet!

Qualquer computador pode servir para fazer um servidor, mas quando queremos utilizá-lo para armazenar grandes quantidades de dados e ainda criar um sistema de redundância com múltiplos backups, tipo o RAID, é necessário um gabinete com espaço para vários discos rígidos, além de uma placa-mãe que contenha uma quantidade suficiente de conexões para eles.

A equipe Diolinux já tem um servidor NAS através do Synology, que foi usado para diversos projetos, mas está na hora de montar uma solução mais robusta, que possa ajudar não só com armazenamento, mas também para rodar algumas aplicações, Docker, máquinas virtuais dentre outros, então que tal um servidor de provedor de internet?

Como conseguimos um servidor de provedor de internet?

Antes de buscar uma solução externa, procuramos por algum gabinete antigo que já tínhamos, que possua baias para múltiplos discos. Até encontramos alternativas interessantes e no processo percebemos que quanto mais novo o gabinete, menos espaço para discos rígidos têm.

A intenção é colocar entre quatro e seis unidades de armazenamento e o melhor que conseguimos por aqui é um gabinete com espaço para três HDs, três SSDs e ainda daria pra colocar mais algum no suporte para leitor de CD, mas então surgiu uma oportunidade interessante aqui na região.

Conversando com um contato na empresa que provê internet, descobrimos que eles tem um servidor antigo parado, que poderia ao menos resolver a questão do gabinete, então fizemos um escambo, onde adquirimos ele em troca de um monitor que estava parado no estúdio.

No vídeo de hoje, você vai conhecer a fundo essa jornada e verá como é por dentro e por fora deste servidor de provedor de internet antigo, que inclusive está funcionando e também testamos ele com uma distro Linux. Você verá algumas peculiaridades deste equipamento, como a solução de arrefecimento, o seu suporte a dois processadores, os oito slots de memória RAM, como funciona a BIOS e mais. Inclusive, já demos até mesmo um nome para esta máquina: Reaper!

Este é só começo dessa saga, nada ainda foi definido, a gente vai descobrir juntos qual vai ser a melhor forma de colocar esse hardware para um bom uso, talvez só o gabinete seja aproveitável, talvez nenhum dos dois, veremos.

Gravamos um vídeo extra mostrando a limpeza de cada componente do Reaper, disponibilizado para os membros do canal, junto a outros 200 vídeos, incluindo cursos, que estão disponíveis para todos os membros da categoria Play. Se você quiser apoiar o nosso trabalho, considere ser membro, além dos vídeos extras, você terá vários outros benefícios, como o nosso servidor no Discord exclusivo e ainda apoiará a continuidade e crescimento do projeto Diolinux.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!