Use qualquer dispositivo como monitor com o Deskreen!
Usar dois monitores para trabalhar, estudar ou jogar é um daqueles upgrades que quem faz, dificilmente retrocede. Você sabia que dá para usar qualquer dispositivo como monitor, caso tenha uma tela e acesso a mesma rede, inclusive via Wi-Fi? Você pode usar um laptop, um tablet antigo ou até mesmo o seu smartphone como uma segunda tela do seu computador.
Como utilizar qualquer dispositivo como monitor?
Essa tecnologia de tela secundária via Wi-Fi não é nova, quem tem algum computador da Apple e também um iPad, talvez já tenha visto o Apple Sidecar. Com ele, você consegue usar o seu iPad como uma tela secundaria para o seu Mac, duplicando ou estendendo a tela via Wi-Fi, como se você tivesse conectado um segundo monitor.
O Deskreen faz exatamente isso, com a diferença de que ele não é atrelado a algum sistema operacional, permitindo que você use qualquer dispositivo como monitor no Windows, no Linux e no Mac também, se tiver uma tela e acesso a um navegador de internet. Você precisa abrir o Deskscreen no seu computador, ele oferece um link e um QR code, você pode acessar qualquer um deles no navegador do dispositivo que quer utilizar como segunda tela; basta clicar no link, que já funcionará.
Ele é um projeto de código aberto e gratuito, que pode funcionar de três formas diferentes. Ao fazer a conexão com um dispositivo, você pode escolher:
- Espelhar a tela por completo, então a imagem nos dois dispositivos será a mesma;
- Compartilhar a tela de algum aplicativo específico;
- Usar estendidamente, como você faria num monitor tradicional.
Para poder usar o modo estendido, tem que fazer o computador pensar que ele tem algo conectado a uma saída de vídeo. Em tese, conectar um cabo qualquer na saída HDMI já deve ser o suficiente para enganar o seu computador.
Depois, no próprio computador, na sessão de monitores, deverá aparecer um monitor secundário, o qual você consegue ajustar alguns detalhes, como a resolução. No Cliente do Deskreen, tem a possibilidade de pausar a transmissão, alterar a qualidade, inverter a tela, e claro, colocar o navegador em tela cheia, isso fará com que a experiência seja melhor.
Como não há limite de dispositivos, teoricamente dá para conectar quantos quiser. Alguns problemas podem aparecer se a rede não for muito estável, o que é mais sensível via Wi-Fi, também dá para perceber que, em hardwares antigos e fracos, a decodificação de vídeo fica limitada e a experiência pode não ser boa.
O Deskreen pode ser útil em várias circunstâncias: você pode ser um streamer que quer ler o chat, um programador que quer deixar a sua IDE de um lado e o Stack Overflow do outro, um editor de vídeo, que quer deixar a sua linha do tempo numa tela, e consultar o roteiro em outra. Também pode ser útil para educadores por dar para espelhar a sua tela para os alunos acompanharem.
Que tal agora conhecer um aplicativo que permite transmitir arquivos entre dispositivos conectados a internet de forma simples e rápida?