Vídeo

Por que o terminal é ainda tão utilizado? 

Vez ou outra, quando publicamos conteúdo envolvendo terminal, alguém reclama, porque o terminal é difícil de usar e é uma tecnologia retrógrada, que não faz sentido ainda ser utilizada com a disponibilidade de tantos softwares com interfaces gráficas avançadas. Ainda que existam cada vez mais softwares amigáveis para usuários com pouca experiência, as pessoas mais experientes no mundo da tecnologia costumam gostar muito do terminal, não só no Linux, mas no Windows e no macOS também.

O que eles sabem que a gente não sabe? Será que eles simplesmente são pessoas que gostam de sofrer ao usar o computador? No vídeo de hoje explicamos por que o terminal é ainda tão utilizado e por que talvez você pode considerar usá-lo também!

Por que o terminal é querido por tanta gente?

Perguntamos na aba comunidade do YouTube no canal Diolinux, porque os usuários Linux amam o terminal, algumas pessoas não afirmaram que de fato gostam tanto assim do terminal, mas utilizam quando é conveniente. Dentre os que amam as linhas de comando, percebemos dois perfis, às vezes misturados: os funcionais/racionais e aqueles mais nostálgicos, ou que criaram um hábito.

Enquanto os mais racionais argumentam que o terminal é rápido, direto ao ponto, eficiente e produtivo, o pessoal mais sentimental, diz que aprendeu a usar o computador numa época onde era esse o padrão e agora é nostálgico, ou que é um hábito, simplesmente acham legal fazer as coisas via linha de comando. Entretanto, algumas respostas também nos ajudam a entender porque algumas pessoas olham para o terminal Linux, ou o terminal de qualquer sistema, como algo retrógrado.

A origem e evolução do terminal

No início, os computadores eram operados pelo terminal, naturalmente, algumas pessoas o vêem com uma ferramenta ultrapassada, afinal, se apontar e clicar é a forma (não tão) nova de interagir com o computador (existem interfaces gráfica que usam o mouse desde os anos 70), então, usar linha de comando, significa estar trabalhando de “uma forma antiga”.

Esta observação não é tecnicamente errada, talvez operar o computador dando comandos, seja de fato uma forma clássica de fazer as coisas, mas é um erro imaginar que a própria linha de comando não tenha evoluído ao longo de todo esse tempo.

O terminal evoluiu muito ao longo do tempo, muitas vezes esquecemos que os comandos ativam diferentes softwares, desenvolvidos e aprimorados, ao longo do tempo, por diversas pessoas, alguns podem se tornar obsoletos e serem substituídos por versões mais modernas e funcionais, tal como ocorre com qualquer programa de computador. Da mesma forma como ocorre com softwares com interface gráfica, o terminal fica cada vez mais poderoso, ao seu modo, sendo muitas vezes, a opção mais eficiente para solucionar certos problemas.

Quando o terminal pode ser a melhor opção?

Um ponto levantado por quem fala sobre a praticidade do terminal, é a sua eficiência, e talvez isso possa fazer pouco sentido na cabeça de quem está acostumado a apenas arrastar o mouse e clicar para fazer as coisas no computador, afinal, como é que ficar digitando um monte de letrinhas no  terminal, pode ser mais eficiente?

Pelo terminal, é possível realizar várias tarefas de uma só vez com comandos simples e curtos, de forma muito rápida e que ainda economiza recursos computacionais. Sendo membro do canal, você pode ter acesso aos nossos cursos sobre terminal e shell script, que justamente te ensinam a dominar estas ferramentas para você automatizar tarefas e extrair o máximo do seu computador, de forma que ele trabalhe ainda mais para você, e não o contrário.

O terminal também é a principal forma de interação administrativa direta com servidores, afinal, rodar uma interface gráfica demanda muitos recursos computacionais e eles são construídos para serem eficientes, isso significa fazer o máximo possível, com a menor quantidade de recursos possível, economizando energia no processo.

Ao assistir o vídeo até o final, provavelmente você se convenceu da importância do terminal e pode querer começar a conhecer mais essa poderosa ferramenta. Apesar de todos os sistemas operacionais terem seus próprios terminais, provavelmente as distros Linux são as melhores opções para quem quer usar a linha de comando no dia a dia, se você tem dúvidas sobre com qual distro começar, conheça o nosso top 3!

Uma vez com o algum sistema Linux instalado e seu computador, você pode começar a aprender o básico da linha de comando e conhecer alguns dos nossos programas favoritos para o terminal. Se tiver alguma dúvida, pode contar com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!