VídeoNotícias

KDE Plasma 6 resgata recurso querido pela comunidade Linux

Sejam bem-vindos ao Diolinux News! Conheça a inteligência artificial do Elon Musk, o novo Linux da Amazon, o grande investimento que a GNOME Foundation recebeu, novidades no KDE Plasma 6, o novo Steam Deck e mais!

IA do Elon Musk

Elon Musk resolveu entrar na onda das inteligências artificiais com a Grok, disponível apenas para testes limitados. No futuro, ela será um recurso exclusivo do plano X Premium+, que aqui no Brasil custa mais de 80 reais por mês.

O Grok deve seguir uma estratégia diferente do ChatGPT, respondendo com humor, e, segundo o Elon Musk, com “menos censura”. Ele também diz que a IA, que usa informações do Twitter, será a “melhor representação da verdade”, sem explicar o que isso significa.

Linux da Amazon

Sabe quem tá trabalhando no seu próprio sistema baseado em Linux? A Amazon. Atualmente, Fire OS, o sistema da empresa, baseia-se no Android, mas há indícios de que está criando um sistema operacional Linux próprio, para utilizar na Fire TV, smart displays e alguns outros dispositivos. O codinome é Vega, e pode estar quase concluído, estreando no próximo semestre. 

Os desenvolvedores que tiverem interesse em desenvolver aplicativos para este novo sistema, poderão utilizar React Native como framework, já que esse novo sistema operacional terá um modelo orientado à web.

Investimento na GNOME Foundation

Se você ganhasse um milhão de euros, o que faria? O GNOME talvez tenha que responder essa pergunta, já que o projeto recebeu um investimento neste valor do Sovereign Tech Fund.

Na realidade essa pergunta já foi respondida, afinal, o GNOME anunciou os planos que serão beneficiados por esse valor. Entre eles, a plataforma será modernizada, a acessibilidade será melhorada e novas ferramentas que o público tem interesse serão desenvolvidas.

É provável que no ano que vem a gente comece a ver várias novidades no GNOME graças ao investimento.

KDE Plasma 6 Alpha

O KDE Plasma 6 está tomando forma, com seu primeiro lançamento alfa. Você já pode inclusive testar compilando da fonte, ou utilizando o KaOS, ou KDE Neon Unstable.

Talvez maior de todas as novidades, é que agora o KDE Plasma vai utilizar o Wayland por padrão, com suporte a HDR, ainda com a possibilidade de utilizar o Xorg. 

KDE Plasma 6 alpha 1
KDE Plasma 6 – Imagem: frc_kde

Na parte visual, agora a barra inferior será flutuante por padrão, com o retorno do efeito “Desktop Cube”. Apesar do primeiro alfa já estar disponível, ainda falta algum tempo para o lançamento da versão oficial, que deve chegar até abril do próximo ano.

Threads

Uma das maiores reclamações dos usuários ao Threads, a alternativa da Meta ao Twitter, é a impossibilidade de apagar a conta sem deletar o Instagram junto. 

anúncio threads

Adam Mosseri, CEO da plataforma, anunciou que a partir de agora, isso mudou, sendo possível apagar perfil na plataforma sem precisar encostar no Instagram.

OBS Studio 30

O OBS Studio é um dos projetos de código aberto mais populares da atualidade, sendo amplamente utilizado por youtubers e streamers no mundo todo. Recentemente, ele chegou na versão 30, com uma série de novidades.

No Linux, a atualização foi importante, agora o software conta com suporte ao Intel Quick Sync Video H264, HEVC e o mais novo AV1. O OBS recebeu um “Safe Mode”, permitindo aos usuários rodarem o programa sem nenhum plugin, script ou websocket de terceiro, ótimo para apurar qualquer tipo de problema. Além disso, vários bugs foram corrigidos, mais de 50.

Um ponto negativo desse lançamento, é que ele perdeu o suporte para Ubuntu 20.04, por conta da migração de Qt5 para Qt6. A nova versão já está disponível para baixar tanto no GitHub da ferramenta, quanto no Flathub.

Steam Deck OLED

De surpresa, a Valve anuncia uma nova versão do Steam Deck: o Steam Deck OLED. Ainda não é uma versão 2.0, mas ele melhora diversos aspectos do console.

O primeiro e mais óbvio, que está no nome, é a nova tela, com tecnologia OLED e cores mais bonitas. Mas não é só isso: essa nova versão também traz melhorias na bateria, Wi-Fi, bluetooth e até mesmo no processador, que agora é de 6 nanômetros.

Essa nova versão está disponível para compra a partir do dia 16 de novembro, e o Brasil continua de fora. Ao menos, oficialmente.

Jogo em promoção da semana

Em Prey, você acorda a bordo de Talos I, uma estação espacial orbitando a lua no ano de 2032. Você é o elemento chave de um experimento destinado a alterar a humanidade para sempre, mas algo deu terrivelmente errado. A estação foi tomada por alienígenas hostis e agora você está sendo caçado. Enquanto procura pelos segredos terríveis da Talos I e de seu próprio passado, você precisa sobreviver usando as ferramentas que encontrar na estação, sua astúcia, armas e habilidades. O destino da Talos I e de todos a bordo está nas suas mãos.

Prey

Este jogo está com 90% de desconto no Steam, custando 9 reais! E ele roda tranquilamente no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking platina no ProtonDB, além de verificado pela Valve!

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do Linux, se inscreva na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!