Mudando o Splash Screen do Libre Office

Mudando o Splash Screen do Libre Office

Essa é mais uma prova de quanto o Software Livre é Maleável

É bem verdade que à algum tempo a minha ânsia por personalizações era muito maior, mas esta eu achei particularmente interessante, como já testei várias distros uma das coisas que chama um pouco a atenção é que distribuições como o OpenSuse e o Sabayon personalizam o Splash Screen ( aquela tela que aparece na inicialização do programa) do Libre Office, uma pena que descobri como fazer esta alteração muito tempo depois de ter customizado o Diolinux OS, caso contrário teria feito algo do tipo.

Como ainda considero a dica válida, hoje vou ensinar como colocar a imagem que você quiser na tela de inicialização do Libre Office

SplashScreen do Libre Office personalizada
SplashScreen do Libre Office personalizada

Como customizar o tema de Splash Screen

De antemão é importante sobressaltar que este tipo de procedimento só funcionará corretamente nas versões 3.6.x.x no Libre Office, por tanto você precisa tê-la instalada da sua máquina. Se você usa a versão 12.10 do Ubuntu ( ou superior ) provavelmente você já a tenha instalado, se você usa o Ubuntu 12.04 LTS a versão que veio com ele é outra, por tanto siga este tutorial para instalá-la na sua distro.

Caso você não saiba qual a versão está usando, existe uma maneira muito simples de descobrir, abra qualquer programa do pacote Libre Office, o Writer por exemplo, vá até a aba Ajuda e clique em Sobre o Libre Office, nesta aba você encontrará a versão instalada no seu Ubuntu.

Sobre o Libre Office

Como podemos ver a versão instalada na figura acima é a 3.5, logo é necessário atualizá-la para o nosso tutorial.

Mudando a Imagem de Splash

O conceito da troca é bem simples de entender, a imagem está armazenada no diretório:

/usr/lib/libreoffice/program/intro.png /

Para evitarmos problemas, vamos fazer uma cópia do arquivo para que possamos restaurá-lo mais tarde caso seja necessário.

sudo mv /usr/lib/libreoffice/program/intro.png /usr/lib/libreoffice/program/intro.png.back

Agora tenha em mãos a imagem que você deseja colocar na Intro do Libre Office, tenha o cuidado de renomear a imagem para intro.png , entre dentro da pasta onde está a imagem que você renomeou e use o comando abaixo para movê-la até o local adequado:

sudo mv intro.png /usr/lib/libreoffice/program/

E pronto! Agora a imagem já está personalizada, caso queira a antiga de volta, use o comando abaixo:

sudo mv /usr/lib/libreoffice/program/intro.png.back /usr/lib/libreoffice/program/intro.png

É isso aí pessoal, até a próxima dica!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
TuxClocker, overclock de GPUs no Linux
Continue lendo

TuxClocker, overclock de GPUs no Linux

Recentemente demonstramos uma ferramenta muito interessante para donos de GPUs NVidia, o GreenWithEnvy, software capaz de gerenciar a placa de vídeo com maestria, tudo via interface gráfica e até efetuar overclock, porém, hoje vou apresentar uma nova alternativa, desta vez em Qt.