Como desabilitar a sessão convidado na tela de login do Ubuntu

Como desabilitar a sessão convidado na tela de login do Ubuntu

Hoje vamos aprender a desabilitar a  opção de logar-se como convidado na tela de login do Ubuntu, o LighDM.

A “sessão de convidado” aparece normalmente na tela de login do seu Ubuntu, ela é padrão do sistema. Essa sessão serve basicamente para ser possível utilizar o sistema sem precisar fazer login com algum usuário, obviamente o usuário convidado (guest) não tem acesso a funções e configurações mais profundas do sistema, todos os arquivos criados nesta sessão são apagados assim que ela é encerrada também ou quando o computador é desligado.

Esse modo normalmente é utilizado, pelo menos por mim, para deixar que algum amigo/família use o computador para acessar a internet sem precisar me preocupar com qualquer “bagunça” que eles poderiam fazer no meu usuário.

Por “N” motivos você pode quer desabilitar a sessão de convidado, seja para que ninguém não autorizado possa mexer no seu computador ou por qualquer outra questão de segurança, então vamos fazer isso de uma maneira bem simples, basta fazer uma configuração dentro do arquivo do LightDM (o gesto de login).

Abra o terminal, copie todo o comando abaixo e cole, pressione a tecla “enter”, digite a sua senha e pressione “enter” novamente:

sudo mkdir /etc/lightdm/lightdm.conf.d && sudo sh -c 'printf "[SeatDefaults]nallow-guest=falsen" > /etc/lightdm/lightdm.conf.d/5no-guest.conf'

É só isso, reinicie o computador e você vai ver que agora a opção de sessão de convidado não aparece mais, se você quiser reverter o processo e fazer com que a sessão de convidado apareça novamente apenas cole o seguinte comando no terminal:

sudo rm /etc/lightdm/lightdm.conf.d/no-guest.conf

Reinicie o computador e você terá a opção de volta.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
19 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 19.04
Continue lendo

19 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 19.04 Disco Dingo

O Ubuntu 19.04 “acabou de sair do forno” e muitas novidades acompanham essa novíssima versão, caso ainda não tenha visto, acesse nosso post detalhado sobre as novidades do Ubuntu 19.04. Acesse essa outra postagem sobre os “sabores do Ubuntu”, nesta versão 19.04 (Aguarde um “cadiquin” que já já lançamos o post 😁😁😁).
Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch
Continue lendo

Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch

A Twitch.tv é uma plataforma repleta de jogadores, muitos até profissionais, e acompanhar as jogatinas, pode ser algo divertido e relaxante. Caso não acompanhe o nosso trabalho na Twitch, considere interagir conosco. Temos lives de segunda a sexta, às 20h. Venha comprovar que Linux é um sistema viável para gamers. Vire SUB do canal.