Melhorias na AppCenter do elementary

Melhorias na AppCenter do elementary

O projeto elementary OS continua trazendo novidades não apenas para seus usuários, mas também para os desenvolvedores de aplicações, que começarão a ver algumas das mudanças provindas do projeto AppCenter for Everyone.

Recentemente, Daniel Foré, um dos fundadores e CEO do projeto, foi até a cidade de Denver, no estado do Colorado, EUA, para se reunir com Cassidy James e Blake Kostner para discutir as novidades do projeto.

Quer saber o que rolou nesta reunião? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre a AppCenter for Everyone.

Dividir e conquistar

Reunidos, os três desenvolvedores começaram a discutir como a experiência atual de publicação de aplicativos pode ser melhorada e a transparência foi um tema muito falado, além de questões como comunicação e tempo de revisão.

A equipe do elementary quer ter certeza de que haja uma maneira de notificar ativamente os revisores de aplicativos sobre revisões pendentes e melhorar o desempenho do painel de instrumentos, para pessoas que possuem acesso a vários repositórios.

Após algum tempo, a equipe decidiu que o painel de controle deve ser dividido em dois projetos, o AppCenter Dashboard, onde os desenvolvedores enviam os aplicativos e se conectam à plataforma “Stripe” e um novo repositório para revisores.

AppCenter Dashboard

O design e fluxo de trabalho do AppCenter Dashboard deverão permanecer os mesmos para os desenvolvedores, com poucas diferenças.

A primeira diferença é que ao invés de listar todos os repositórios do GitHub aos quais você possui acesso, o novo painel irá listar apenas aplicativos para os quais você enviou uma URL de repositório, tornando-o mais rápido e organizado.

Outro detalhe que irá mudar é na maneira como as chaves de API do Stripe Connect serão geradas e vinculadas ao aplicativo. A equipe ainda está trabalhando no design, mas essa mudança tornará a monetização do aplicativo mais explícita.

Revisando e publicando

Quanto ao lado da revisão e publicação de aplicativos, o fluxo de trabalho é bem diferente do citado acima. Em vez de um painel de revisão interna, que era utilizado anteriormente, as avaliações agora serão processadas a partir de pull requests no GitHub.

A fila de revisão e a discussão dos revisores serão visíveis publicamente, e os revisores serão notificados proativamente através do GitHub e do Slack quando novos aplicativos forem lançados, ajudando assim a reduzir o tempo de revisão.

O futuro em containers

Outra novidade que em breve chegará na AppCenter Dashboard é a possibilidade de enviar aplicações em Flatpak através dela. Em breve a equipe do elementary irá entrar em contato com os desenvolvedores para iniciar os testes.

Caso você desenvolva alguma aplicação para o elementary e ainda não a tenha empacotado em Flatpak, é uma boa hora para fazer isso, a documentação do desenvolvedor foi atualizada com as novas diretrizes.

Outras novidades sobre o elementary OS

Bem, a equipe continua trabalhando em melhorias para a próxima versão do sistema, o elementary OS 6 “Odin”, empacotando e implantando seus aplicativos em Flatpak no sistema.

Agora, os aplicativos: câmera, Correio e Tarefas virão como Flatpaks no sistema.

Você utiliza o elementary OS? O que acha das aplicações desenvolvidas para ele? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Instale o App Friends no Ubuntu 13.10
Continue lendo

Instale o App Friends no Ubuntu 13.10

Friends é um App escrito em QML para ser o substituto do Gwibber como aplicativo de mensagens par ao Twitter e o Facebook, ele está disponível no repositório oficial do Ubuntu 13.10, instale com o comando abaixo: