Uruk GNU/Linux, uma nova alternativa ao Trisquel 100% Livre

Uruk GNU/Linux, uma nova alternativa ao Trisquel 100% Livre

São poucos os sistemas operacionais que tentam usar somente software livre, afinal, este é um desafio e tanto. A distribuição mais popular e melhor acabada com este objetivo até então é o Trisquel, porém, ele acaba de ganhar um concorrente árabe.

O principal objetivo do Uruk é ser livre, ele procura trazer o mesmo conceito que o Trisquel GNU/Linux. Ele é baseado no Ubuntu também mas é muito modificado, começando pelo Kernel, que é o Kernel-Libre, que é uma variação do Kernel Linux original que remove tudo o que é proprietário dele.

Uruk GNU/Linux

O visual da interface, o posicionamento dos ícones e tudo mais lembra o Mac OS X da Apple, o ambiente gráfico é o MATE, incluindo um tema de ícones próprio da distribuição. Dentre os principais programas que compõem este sistema operacional podemos citar o LibreOffice, GNU Emacs, Xfburn, Icedove, California, Abrowser, GIMP, Pidgin, Liferea, Curlew, Atril, Terminator, Gigolo, Deluge, VLC, entre outros.

Você pode saber mais sobre o projeto e fazer o download clicando aqui.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Antivírus no Linux?
Continue lendo

Antivírus no Linux? Conheça o ClamAV

Usuários de Windows estão habituados a utilizarem softwares antivírus, como técnico em informática sempre comunico com as pessoas a importância de manter seu sistema atualizado, seguro e pronto para o trabalho. Existe um grande debate na real importância da utilização destes tipos de programas, deixarei esse assunto para uma próxima ocasião, no momento vamos manter o foco no uso de antivírus no Linux.