Ubuntu 19.10 deve trazer suporte ao poderoso ZFS

Ubuntu 19.10 deve trazer suporte ao poderoso ZFS

Há muito tempo a Canonical, empresa que desenvolve o Ubuntu, vem trabalhando para trazer suporte ao sistema de arquivos ZFS para o sistema. Atualmente é possível instalar deliberadamente, porém, era praticamente impossível distribuí-lo junto com o Linux por conta de sua licença.    

O ZFS é uma combinação de sistema de arquivos e um gerenciador de volumes lógicos, desenvolvido originalmente pela Sun Microsystems. Se trata de um sistema de arquivos extremamente escalável, e inclui uma grande proteção contra corrupção de arquivos, suporte para altas capacidades de armazenamento, uma eficiente capacidade de compressão de arquivos, suporte para snapshots, clones copy-on-write, verificação de integridade e reparo automatizado, entre muitas coisas.  

Originalmente o ZFS era um software de código fechado, e usado internamente pela Sun como parte do Solaris, em 2005 ele teve seu código aberto através da licença CDDL (Common Development and Distribuition License). Um dos fatores mais impressionantes do ZFS, para nós, meros mortais, é a sua capacidade de volume máximo, que são 256 trilhões de yobibytes

Manobras da Canonical

A empresa levou muito tempo para analisar calmamente as licenças de ambos os softwares, o ZFS e o Linux, para entender como seria possível oferecer o recurso no Ubuntu da forma mais direta possível, sem quebrar qualquer regra.  

Segundo as informações da Canonical, o Ubuntu 19.10 deverá permitir a instalação do sistema em ZFS para a partição raiz, permitindo que os usuários da distro tenham acesso aos recursos avançados do file system sem complicações.  

Usar o ZFS no Ubuntu permitira a existência de novos recursos avançados, como Snapshots do sistema através do GRUB, como é demonstrado neste artigo da Canonical.  

O Objetivo do Ubuntu é tornar algumas das ferramentas básicas e avançadas acessíveis e transparentes para qualquer pessoa, por exemplo, provendo snapshots automáticas, e uma forma rápida e fácil e fazer o rollback de um sistema inteiro em instantes, atualizações offline, uma simples ferramenta de backup, entre outras coisas que o ZFS permite.  

Enquanto o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine não chega, fique ligado aqui no blog para saber das novidades, se quiser trocar algumas ideias com a gente e com a incrível comunidade Diolinux, entre no nosso fórum, o Diolinux Plus.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
CrossOver: Concorra a chaves do software para Linux
Continue lendo

CrossOver: Concorra a chaves do software para Linux

Quem gosta de usar o PlayOnLinux ou Wine para jogar no Linux ou no Mac já deve ter ouvido falar do CrossOver, uma versão paga do Wine que traz uma interface de operação diferente com uma série de scripts prontos para rodar as aplicações e normalmente trazendo novidades de compatibilidade mais rapidamente que o próprio Wine.
VirtualBox da Erro depois de atualização de Kernel
Continue lendo

VirtualBox da Erro depois de atualização de Kernel

Esse erro é muito comum quando você faz um upgrade manual do Kernel Linux, ele pode acontecer mesmo nas atualizações automáticas, o erro consiste em uma falha de configuração do Kernel responsável pelo VirtualBox, como se fosse um erro de driver, o erro ocorre quando tentamos iniciar uma máquina virtual no programa, gerando a imagem abaixo.