UbuntuNotícias

Sistema de arquivos ZFS parece estar chegando ao instalador do Ubuntu 19.10

A Canonical vem trabalhando em sua versão de curto período de suporte, o Ubuntu 19.10, e experimentando algumas tecnologias. Recentemente a polêmica decisão do fim do suporte aos pacotes 32 bits repercutiu bastante, algo planejado para o Ubuntu 19.10 e no final a empresa acabou voltando em sua decisão. No entanto, passos importantes estão sendo dados em seu sistema, e o suporte em testes para o ZFS é um deles.

Você pode estar se perguntando: “Que raios é isso de ZFS?” ZFS é um sistema de arquivos combinado em um gerenciador de volume lógico, implementado por uma equipe da Sun Microsystems lá em meados de 2001. Um sistema de arquivos (File System) utilizado para armazenar, organizar e acessar os dados de um computador de forma efetiva. Vários dispositivos fazem uso de um File System: CDs’, DVD’s, Blu-ray, HDs, SSDs, cartões de memória, pendrives e tudo em que se possa armazenar de forma lógica (no sentido “computacional da palavra”, se é que isso existe 😂😂😂) dados.

Fortemente cobiçado por possuir características valiosas para um servidor como: RAID, compressão, criptografia transparente, autocorreção, redimensionamento do tamanho de blocos, capacidade monstruosa para o armazenamento de dados (256 quadrilhões de zettabytes) e muito mais, o ZFS é tido como o futuro do sistema de arquivos por muitos profissionais da área. Citando apenas uma vantagem prática do ZFS, imagine um administrador que possua algum disco com falha, caso o mesmo estivesse utilizando ZFS, ele poderia recuperar parcialmente (ou totalmente, conforme o estado do disco) seus arquivos. No caso de um RAID5 entre múltiplos discos, o ganho de performance seria monstruoso, pois, ao invés de separar os pequenos arquivos em diversas cópias espalhadas no disco, o ZFS cria espelhos destes pequenos arquivos, evitando cálculos desnecessários de paridade. Obviamente que tais características não são importantes para todos os tipos de usuários, entretanto, para administradores de sistemas ou servidores é algo “que brilha os olhos”.

Para os interessados, é possível utilizar o ZFS no Ubuntu conforme sua wiki oficial, todavia o recurso está sendo implementado diretamente no instalador Ubiquity do Ubuntu 19.10 de forma experimental, aumentando a gama de possibilidades de usuários mais avançados (podendo ser habilitado no ato da instalação do sistema). Caso se interesse por um assunto mais técnico sobre File systems, o vídeo a seguir do canal Toca do Tux, é uma mina de conhecimento.

Quer saber mais sobre o ZFS? Recomendo uma playslist sobre o assunto, também do Gabriel do Toca do Tux (falei que era uma mina de conhecimento 😁😁😁). 

Participe de nosso fórum Diolinux Plus, até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎

Fonte: Phoronix, Wiki Ubuntu, Toca do Tux.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!