A Rússia está desenvolvendo um novo sistema mobile baseado em Linux para concorrer com o Android

A Rússia está desenvolvendo um novo sistema mobile baseado em Linux

Existem alguns países do mundo que não gostam muito de utilizar tecnologia estrangeira, a Rússia certamente é um deles, possuindo uma preocupação acima do comum, especialmente quando se trata de tecnologia norte-americana.

Descontente com o monopólio da Google com o Android, alegando que a empresa deixa o sistema operacional dos Smartphones muito atrelado à seus serviços e também não “indo muito com a cara” da Apple, a Rússia pretende criar seu próprio sistema operacional móvel.

Leia também: Advogados Russos querem banir o Windows 10 do país

A ideia é usar o Kernel Linux como base, juntamente com o projeto SailfishOS para criar um sistema operacional para dispositivos móveis que seja independente das grandes companhias de tecnologia da América. 

Nikolai Nikiforov, ministro de comunicação do país, informou pelo Twitter que Rússia planeja ter seu próprio sistema, que seria um projeto acessível para todo o mundo, e que atualmente ele está sendo desenvolvido pela empresa russa Open Mobile Platform.

Veja também: Como instalar o navegador russo Yandex no Ubuntu

O sistema será de código aberto, de modo que Nikiforov convoca desenvolvedores interessados em participar do desenvolvimento do sistema que estejam ao redor de todo o mundo.  A Rússia pretende pedir a ajuda de alguns países membros do grupo econômico BRICS, o que inclui o Brasil, além de Índia, China , África do Sul e claro, a própria Rússia, para desenvolver o sistema e quem sabe ter um apoio na distribuição dele para estes mercados.

Sistema operacional mobile Russo
Clique aqui para ver o Tweet direto do Twitter

Até o momento não existe um prazo ou data estipulada para o lançamento do dito sistema, que no momento nem sequer um nome tem, mas é bom ficar ligado, afinal, eles são Russos! 😀

No mais meus amigos e amigas, qualquer novidade sobre o “dito” sistema você encontrará aqui no blog!

Até a próxima!

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Amazon cria plataforma de vídeos para concorrer com o YouTube
Continue lendo

Amazon cria plataforma de vídeos para concorrer com o YouTube

Finalmente uma grande empresa está criando uma plataforma que poderá ser capaz de concorrer com o YouTube. Apesar do Facebook também ter investido em vídeos nos últimos meses, até mesmo com recursos de livestream, o fato da monetização ser inexistente no Facebook afasta os produtores de conteúdo, algo que Amazon pretende fazer muito diferente.