Aprenda instalar o OpenSUSE
Olá leitor, gostaria de dizer que eu conhecia o SUSE a muito tempo, e já havia baixado outras versões do sistema, mas recentemente procurando um alternativa a distros baseadas no Debian, escolhi o OpenSUSE por ser apoiado por uma grande empresa, a Novell, e ser muito bem construída possuindo o tão badalado Yast, que é uma ferramenta que concentra tudo o que você precisa ter para configurar qualquer coisa no sistema.
Antes de começarmos precisamos baixar o OpenSUSE, você pode baixá-lo a partir deste link, eu particularmente baixei a versão com KDE, por ouvir falar muito bem desta versão, já estou cansado de saber que o Kubuntu e o KDE em distros baseadas no Ubuntu ficam meio desengonçadas, e dizem que no OpenSUSE o KDE é mais bem tratado e “respira um ar mais puro”.
Depois de baixada a ISO, por volta de 900 MB e gravado em um DVD ou um PenDrive, vamos dar boot, a primeira tela que vemos é essa abaixo:
Neste ponto, podemos escolher a opção live para rodar o sistema para que você possa testar e dar uma olhada no sistema antes de instalar. Neste caso eu selecionei a opção de instalar diretamente, segunda opção da lista abaixo:
Neste momento o Kernel Linux começa a ser descompactado:
O próximo passo é selecionar o Idioma da Instalação, selecione o Português Brasil, e clique em próximo:
Agora é hora de escolher o seu fuso horário, no meu caso a cidade que deve ficar é São Paulo:
Neste momento você pode particionar o HD, e aqui temos algumas opções, o OpenSUSE sugere fazer uma partição Home separada do resto do sistema, esta é uma boa maneira de manter as suas coisas à salvo num possível problema de sistema, porém, eu prefiro ( opção minha ) usar o /home na mesma partição do resto do sistema, outra sugestão que temos é usar o Btrfs como sistemas de arquivos, porém você pode usar o Ext4 também tranquilamente, se você quiser particionar manualmente o HD, clique em Editar Configuração da Partoção.
Feito os ajustes que você desejar, agora só precisamos clicar em Próximo novamente e estaremos na tela onde criamos o nosso usuário.
Definido o seu usuário e senha, clique em próximo, na próxima tela, o OpenSUSE vai te mostrar um resumo das configurações que você escolheu, se tudo estiver OK, clique em instalar.
Se tudo estiver correto clique em instalar novamente.
A partir de então a instalação se dará e o SUSE vai te mostrar o progresso da instalação.
Depois que o processo de instalação se encerrar será preciso reiniciar a máquina, clique em reiniciar agora e remova a mídia de instalação.
Essa será a tela que você vai ver ao iniciar o seu OpenSUSE através do GRUB.
Quando você ligar o OpenSUSE pela primeira vez depois da instalação ele não vai entrar no ambiente desktop KDE diretamente, antes disso ele fará o download das atualizações que a distro recebeu até o momento e vai terminar de baixar os pacotes de idiomas.
Porém, se você não quiser esperar para ver o resultado final, é possível cancelar esses downloads e você poderá continuar baixando os pacotes que faltam mais tarde.
Esta é a tela de Login do KDE no OPenSUSE 12.3:
E esta é a área de trabalho do OpenSUSE.
Possivelmente faremos um tutorial de pós instalação, mas se você acessar o Yast na área de repositórios você poderá habilitar outros repositórios para instalar o seus programas favoritos.
Aproveite o seu OpenSUSE novinho e funcional! Até a próxima! =)