Novo Dell XPS 13 Developer Edition, com Ubuntu

Novo Dell XPS 13 Developer Edition, com Ubuntu

A Dell é conhecida por oferecer ótimos produtos, e possui uma linha de notebooks conceituadas no mercado. Nestes anos que venho exercendo minha profissão de técnico em informática, já tive diversas oportunidades de ter em minhas mãos muitos modelos da marca. A qualidade de construção sempre tem um capricho em seus produtos e a empresa também é famosa por sua assistência técnica.      

Infelizmente pouquíssimas empresas vendem seus computadores e laptops com Linux embarcado, falo de empresas sérias e não aquelas distribuições “tranqueiras” que são utilizadas apenas para baratear os custos de produção (isso só atrapalha e cria uma falsa sensação de como os sistemas voltados aos usuários comuns são). Especificamente no Brasil os números são menores ainda. No entanto, a Dell oferece alguns dispositivos com o Ubuntu embarcado. Ponto para empresa, que não traz um sistema datado e pouco intuitivo, ao contrário, mantém uma parceria com a Canonical e possibilita a escolha para seus consumidores (mesmo que em muitas vezes ela esteja um pouco escondida 😁️😁️😁️).

Novo modelo top de linha

A Dell é conhecida por segmentar seus modelos conforme o público, entretanto, não significa que um modelo denominado “Developer Edition” não possa ser utilizado por um usuário comum. O nome é claramente uma preferência dos desenvolvedores na escolha do sistema que gostam e costumam trabalhar (algo que teve início com o “Project Sputnik rools on”).  

dell-xps-developer-edition-ubuntu-canonical-intel

O novo modelo em questão é o Dell XPS 13 Developer Edition (7390), um poderosíssimo ultrabook com a distribuição Linux Ubuntu embarcada. A máquina não é uma das mais “econômicas”, mas entrega um hardware poderoso e consistente para diversos cenários de produção. Veja logo abaixo algumas de suas especificações:  

  • Sistema operacional Ubuntu 18.04.3 LTS;
  • Processador Intel Core i5-10210U de 10ª Geração (4 núcleos) ou processador Intel Core i7-10710U de 10ª Geração (6 núcleos);
  • Tela InfinityEdge, compatível com resolução Full HD e UHD (Ultra resolução HD);
  • Até 16 GB de RAM LPDDR3 com frequência de 2133MHz.
  • Wi-fi Killer AX1650 (2 × 2) baseado no chipset sem fio Intel Wi-Fi 6;
  • Bluetooth 5.0;
  • Duas portas Thunderbolt 3 com DisplayPort e fornecimento de energia;
  • Quatro slots de PCI Express Gen 3.

O modelo estará disponível em países da Europa, no EUA e Canadá durante o mês de Setembro. Estima-se que a partir de Outubro modelos adicionais com outros chips da 10ª Geração da série Core U (voltada para melhor gerenciamento energético) sejam lançados.  

Nada foi informado se num futuro o modelo estará disponível no Brasil, creio que não, também não foram ditos preços iniciais em outros países. Apenas o mercado americano possui uma estimativa de preço do modelo mais básico, iniciando na casa dos $ 899,99 Dólares (algo em torno dos R$ 3.700,00).  

Aqui no Brasil modelos com a 8ª Geração dos processadores Intel estão disponíveis, mas com Windows 10 e um preço bem salgado.  

dell-xps-developer-edition-ubuntu-canonical-intel-preços-brasil

Caso esteja interessado em modelos da empresa com Ubuntu 18.04 e um preço mais em conta, a linha Inspiron é bem interessante, segue o link.  

Faça parte de nosso fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades.  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎   Fonte: OMG Ubuntu, Barton George.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
O que é Linux? - A definição oficial da Linux Foundation
Continue lendo

O que é Linux? – A definição oficial da Linux Foundation

O que é Linux? É curioso pensar na quantidade de pessoas que utiliza Linux diariamente de forma direta ou indireta e não tem a mínima noção do que realmente "é Linux". Hoje vamos tirar alguns instantes para você entender "o que é Linux" da perspectiva atual, com a definição da instituição que atualmente representa o Linux e é o que mais próximo existe de "uma empresa" por trás do Linux, a Linux Foundation.
WPS Office para Linux removido do site, veja como baixar e instalar mesmo assim
Continue lendo

WPS Office para Linux removido do site, veja como baixar e instalar mesmo assim

Algumas pessoas me relataram que o WPS Office para Linux foi removido do site oficial, aquele que indicamos no artigo onde falamos sobre o WPS Office como alternativa para o Microsoft Office, juntamente com o LibreOffice para Linux e até mesmo Windows, mesmo com a remoção você vai poder baixar e instalar se quiser para utilizar no sistema e eu vou dar a minha breve opinião sobre o que aconteceu com ele.
Realidade ou Ficção?
Continue lendo

Realidade ou Ficção? Unreal Engine reproduz elementos do mundo real com detalhamento incrível!

Um dos motivos que eu ter criado o blog Diolinux foi o meu fascínio por tecnologia, talvez até o nome "Diolinux" transmita uma ideia diferente da que eu gostaria, mas isso é outro assunto. Comentei isso porque eu adoro poder chegar aqui e te mostrar o que eu vou mostrar agora, uma recriação foto realista digital feita através de computador.