NotíciasSistemas operacionais

LXDE passará a ser feito em QT

Desenvolvedores do LXDE pretendem migrar  para bibliotecas QT

Novidades no mundo Linux, além de dizer não ao Mir da Canonical com o Lubuntu agora o foco dos desenvolvedores do ambiente gráfico com melhor desempenho do mundo Linux tendo em vista consumo de recursos e funções anunciou que está migrando suas aplicações para o QT, mesma biblioteca usada para construir o KDE a muitos anos.

O projeto ainda está no Git e não está em ação em nenhuma distro, mas segundo os desenvolvedores ele deve estar disponível em breve.

Ao que parece muitas empresas descobriram no QT um ambiente de desenvolvimento rápido e eficiente, o próprio Ubuntu Touch é feito usando bibliotecas QT.

Na imagem acima podemos ver o tradicionais painéis e gerenciadores de arquivos reescritos em QT e mais à direita temos um gerenciador de imagem que vai substituir a versão atual do GpicView que acompanha o ambiente, a nova aplicação está sendo chamada de LxImage-QT.

A migração para o Qt pode causar uma ligeira elevação do uso de memória em comparação com Gtk2, mas a migração para o GTK3 também provoca um aumento de uso de recursos similar.

Como Gtk2 já está defasado, a migração Qt não é uma má ideia. 

O uso efetivo de recursos pode ser muito diferente entre as diferentes distribuições de Linux, o Lubuntu por exemplo tende a usar mais memória do que distros Linux que usem o LXDE e sejam baseadas no Archlinux .

Você acha que o LXDE deve migrar para o QT ou você preferiria que ele continuasse usando GTK?

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!