Sistemas operacionaisTutoriais

Ulatencyd: Como aumentar a performance do seu Linux

Extraia o máximo de performance do seu Ubuntu com este indicador

Este é um daqueles programas que está no repositório oficial da maioria das distros mas que pouco se ouve falar… por que? Ótima pergunta meu caro!

O nome do programa é Ulatencyd e um daemon de otimização de sistema e o mais interessante, ele é escrito com a linguagem de programação brasileira Lua.

O que o programa faz é basicamente otimizar as rotinas do Kernel para um melhor desempenho, de acordo com as informações do site o Ulatencyd se divide em 3 partes, o núcleo, que faz analisa o sistema e constrói um árvore de processos mais importantes, a segunda parte são as regras estabelecidas em seu script que definem a importância de cada processo do kernel e o planejador que utiliza as informações coletadas pelas duas primeiras partes para tomar a melhor decisão sobre priorizar algum processo. Mais detalhes na Wiki.

ubuntu-indicator

Instalando no Ubuntu

Para o Ubuntu e derivados podemos instalar utilizando a Central de Programas ou pelo terminal, são apenas dois pacotes:

sudo apt-get install ulatency ulatencyd

Para instalar em outros sistemas verifique o repositório pois provavelmente ele estará lá, de qualquer forma, o projeto está no GitHub para que você instale em qualquer sistema. 

O interessante é que o programa também tem uma interface gráfica com um indicador para o Ubuntu, você pode abrir ela digitando no terminal ulatency –gui , quando você fechar o terminal a aplicação se encerrará, outra opção é executar o mesmo comando na janela que se abrir após pressionar as teclas conjuntas Alt+F2, que é o equivalente ao diálogo executar no Windows. Uma vez que você reinicie a sessão ou a máquina ele desaparecerá, para que ele seja inciando junto com o sistema ( Ubuntu) você deve procurar por “Aplicativos de Sessão” no menu e adicionar o comando anterior como na imagem abaixo:

spee-up-ubuntu

Sobre o funcionamento: Apesar de ser uma extensão muito prática na minha experiência de uso ela se mostrou pouco funcional, apesar de estar lá eu não consegui “setar” novas configurações, entretanto percebi uma melhora na resposta do sistema, até a busca na Dash do Unity melhorou a sua velocidade, também percebi um leve aumento no consumo de RAM, cerca de uns 70 MB de memória.

Como podemos ver através da imagem com o indicador existem 3 opção de configuração, “game, desktop e default“; default é a configuração normal do sistema, desktop ( padrão do programa) otimiza o sistema para o uso desktop normal e game, como o nome indica otimiza o sistema para games.

Como o indicador tem alguns problemas, vendo um pouco do comando –help do ulatency, você pode configurá-lo via terminal também, fiz uma imagem do terminal para explicar melhor e acredito que tenha ficado suficientemente claro, caso tenha alguma dúvida use a sessão de comentários do blog.

Configuração do Ulatency via terminal

Uma outra dica interessante é o CPUFreq, um utilitário que serve para controlar o Clock do processador através de um indicador ( que funciona bem!), clique aqui e confira.

Explore os comandos se quiser e nos diga se melhorou a performance do seu sistema, até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!