A história por trás do nome Linux
Sistemas operacionais

A história por trás do nome Linux

Conheça os fatos e curiosidades existem a respeito do nome Linux.

A história por trás do nome Linux

Muito há o que se falar sobre o nome Linux. Como lhe foi dado nome, o proprietário da palavra Linux e a questão de chamá-lo de GNU/Linux ou simplesmente Linux. A questão é que esses assuntos vão longe.

Existe até mesmo a questão de como se pronunciar o nome Linus e Linux.

O nome Linux, por mais estranho que pareça, não foi dado pelo pai da criança (é, já que Linus considera Linux um filho), o nome na verdade foi dado por Ari Lemke que era professor na universidade junto a Linus.

Todas essa informações podem ser verificadas no vídeo “Linux (Dando nome a criança)”:

Há uma longo debate que gera polêmica quando a chamá-lo Linux ou GNU/Linux mencionado também no vídeo. Respeitando a opinião de todos,coloco aqui algo a pensar; o Android é um tipico exemplo em que não mencionamos o nome Linux, chamando-o de Android/Linux e muitos que o utilizam nem mesmo sabem que é Linux (sim, gostem ou não, o Android é um sistema operacional sobre o kernel Linux.

Enfatizo isso pois já vi grupos defendendo que o Android não é Linux). Com isso vem outros que só recebem nome próprio como o MeeGO, ChromeOS, FirefoxOS, Cyanogenmod, Replicant, além de distribuidões como CentOS e SteamOS e não leva o nome Linux explicitamente (e não deixam de ser Linux por essa rasão). Portando, Linux ou GNU/Linux, usemos e usufruamos de Linux e de tudo o que ele tem a oferecer.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!