Samsung denunciada por empregar crianças
Notícias

Samsung denunciada por empregar crianças

Enquanto se digladia com a Apple num processo de patentes, a Samsung arrumou uma dor de cabeça bem maior. A empresa está sendo acusada de usar mão de obra infantil em uma de suas fábricas na China.

A denúncia foi feita pelo China Labor Watch, o mesmo grupo que mostrou as condições em que trabalhavam os funcionários de uma unidade em Taiwan da Foxconn, fabricante que atende a Apple e onde as pessoas chegaram a cometer suicídio. Relatório da organização, cuja sede fica em Nova York, revela que as condições da Samsung estão “bem abaixo” das encontradas junto à Apple.

A conclusão foi publicada pela Bloomberg e mostra que sete crianças com menos de 16 anos são empregadas da HEG Electronics, na cidade de Huizhou, que produz DVDs e celulares para a marca coreana. Elas estão nas mesmas condições dos demais trabalhadores, mas recebem salário 30% inferior.

Cada funcionário faz jornada de oito horas diárias, mas eles são obrigados a prestar entre três e cinco horas extras todos os dias. No turno da noite são 11 horas com apenas uma pausa de 40 minutos.

Para chegar às constatações, um membro do China Labor Watch conseguiu emprego na HEG, assim pode conversar com as crianças sem levantar suspeitas. “Trabalho infantil é prática comum na fábrica”, afirma o relatório.

Em contato com a Bloomberg, a Samsung disse que enviaria inspetores ao local para averiguar o que está acontecendo. Mas, segundo Nam Ki Yung, porta-voz da companhia, foram feitas duas auditorias independentes no local neste ano; em nenhum dos casos foram vistas irregularidades.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!