Tecnologia

Navegador Vivaldi é bom? Principais funções, pontos fortes e fracos.

Se você está procurando uma alternativa aos navegadores mais conhecidos como o Mozilla Firefox, Google Chrome e o Microsoft Edge, o Vivaldi é uma opção que você deveria olhar com atenção.

Um pouco sobre o Vivaldi

Apesar de não existirem muitos navegadores realmente diferentes no mercado, o Vivaldi bem que tenta ser “diferente” dos demais, focando especialmente no design, ele é um projeto criado por ex-mantenedores do Opera Browser, sua base é o Chromium, a mesma base do Google Chrome.

O que torna o Vivaldi diferente

Você deve está se perguntando: “Ok! Já entendi que o Vivaldi é uma alternativa, mas o que faz dele um navegador diferente de fato?”

Funcionalidades integradas

Os desenvolvedores do Vivaldi entendem que um navegador precisa ser completo, fazendo com que o usuário necessite menos recorrer a ferramentas externas. Pensando nisso, o Vivaldi inclui funcionalidades como notas, captura de tela, propriedades da imagem e muitas outras ferramentas totalmente integradas ao navegador.

2022 04 20 12 01

No Vivaldi tudo é opcional

O objetivo do Vivaldi é se adaptar às necessidades do usuário, por isso, ele oferece diversas opções, fazendo com que o usuário controle como o Vivaldi funciona, quais funcionalidades quer usar e seu visual.

2022 04 20 12 09

Não há regras

Você define como o seu navegador funciona. Existem vários caminhos para acessar e controlar a maioria das coisas no Vivaldi, experimente e descubra o que funciona para você.

Privacidade

O Vivaldi conta com um bloqueador de anúncios e rastreadores, cujo nível de segurança é personalizável. Aliás, os usuários podem conferir se esse compromisso é real através do código-fonte, que está disponível publicamente.

Além da privacidade e da personalização

O Vivaldi também preza pela praticidade, trazendo algumas funcionalidades inovadoras como:

Pilhas de abas de dois níveis

O Vivaldi permite que você organize as suas abas agrupando elas em pilhas de abas de dois níveis. Pilhas são uma excelente forma de manter as coisas organizadas quando você tem várias abas abertas.

features tabs2

Veja várias páginas de uma só vez

No Vivaldi, não há necessidade de ficar trocando de abas o tempo inteiro, caso houver necessidade, você pode vê-las simultaneamente.

Tab tiling hero 980x551 1

Novidades da versão 5.2 do Vivaldi

Em sua mais recente versão, o navegador apresenta um painel de lista de leitura, além de mostrar estatísticas sobre rastreadores e anúncios bloqueados.

Prepare a sua lista de leitura na barra lateral do Vivaldi.

Recentemente, foi introduzido ao Vivaldi a funcionalidade de lista de leitura na barra de endereços, que permite salvar as páginas que você deseja ler mais tarde.

Agora, na versão 5.2, chegou ao Vivaldi um painel de lista de leitura. Você pode visualizar e gerenciar as histórias que deseja ler na barra lateral deslizante do navegador. 

Procure o ícone de livro que representa a lista de leitura no painel, que também contém ferramentas úteis, incluindo marcadores, downloads, histórico, notas, painel de janelas, traduzir e painéis da web.

Reading list panel

O novo painel de lista de leitura oferece algumas vantagens como: 

  • Gerencie listas: com um clique duplo no item selecionado, a página correspondente é aberta em uma nova guia instantaneamente. Clicar no botão menos (-) remove um item da lista atual, enquanto o botão mais (+) adiciona um novo. Clicar no botão do olho marca a página salva como não lida ou lida.
  • Pesquise e filtre: a barra de pesquisa do painel pode ajudar a filtrar a lista de leitura, reconhecendo URLs e palavras no título da página.
  • Classifique e organize com eficiência: o menu de classificação reordena a lista por título, status de leitura, data de atualização ou endereço.
Reading list sort 1

Além disso, você pode usar o menu do botão direito para abrir o item selecionado (em uma nova guia), copiar seu endereço, marcar a entrada como lida ou remover o item salvo da lista.

Outra maneira de adicionar mais páginas à sua lista de leitura é através de comandos rápidos, atalhos de teclado atribuídos e gestos do mouse.

Reading list quick command

Sincronize sua lista de leitura com outros dispositivos 

Agora você pode desfrutar da leitura em sua área de trabalho e sincronizar seu progresso de leitura em todos os seus dispositivos. Como o Vivaldi em celulares Android, tablets, Chromebooks agora tem uma lista de leitura, os artigos que você salva no seu celular podem ser visualizados no seu computador ou vice-versa.

Usar o Sync é seguro e fácil. Basta entrar com uma conta Vivaldi para sincronizar com segurança seus dados com criptografia de ponta a ponta em vários dispositivos, incluindo carros.

Estatísticas sobre rastreadores e anúncios bloqueados

Segundo pesquisas, 87% dos domínios da web mais populares do mundo se envolvem em rastreamento digital. E isso vem piorando a cada dia.

Por isso, o Vivaldi conta com bloqueadores de anúncios e rastreadores que ajudam a controlar quais dados pessoais os sites podem rastrear e armazenar. Na nova versão do navegador, você verá o número de anúncios e rastreadores impedidos de seguir você, exibidos logo na página inicial.

Privacy statistics

A nova barra de estatísticas de privacidade mostra as informações de rastreamento coletivo de todos os rastreadores e anúncios. Isso não apenas aumenta a conscientização sobre o enorme nível de rastreamento predominante hoje, mas, também ajuda você a tomar decisões melhor embasadas sobre sua navegação.

Para uma visão detalhada do resumo, clique em ‘mais informações’ na barra de estatísticas de privacidade. A página de informações fornece três recursos:

  • Um detalhamento por site para rastreadores e anúncios 
  • Um detalhamento por “empresa rastreadora”
  • Uma redefinição de suas estatísticas de privacidade cumulativas.

Você pode alternar a visibilidade das estatísticas de privacidade nas configurações rápidas da página inicial no canto superior direito ou em Configurações → Página inicial → Discagem rápida.

Para saber mais sobre a versão 5.2 do Vivaldi, você pode acessar a nota de lançamento no site oficial.

Alguns pontos negativos do Vivaldi

Como nem tudo são flores, o navegador Vivaldi também possui alguns pontos negativos:

Não existe uma versão para o iOS

Apesar de possuir uma versão para macOS, o Vivaldi peca quando o assunto é o iOS, o que acaba sendo uma enorme desvantagem para quem gosta de utilizar o mesmo navegador no PC e no celular.

Consumo de memória um pouco alto

O Vivaldi consome a mesma coisa ou até um pouquinho mais de memória RAM que o Google Chrome, sendo um navegador bastante criticado pelo consumo elevado de memória. Sendo assim, o Vivaldi pode não ser uma boa opção para computadores menos potentes.

Experimentando o Vivaldi desktop

Caso você queira experimentar a versão desktop do navegador, basta ir até a página de downloads no site oficial e escolher a opção que condiz com o seu sistema operacional:

2022 04 20 15 55

Experimentando o Vivaldi no Android

Se você quiser experimentar o Vivaldi no seu dispositivo Android, basta efetuar o download a partir da google play.

2022 04 20 15 57

Apesar de alguns pontos negativos, o Vivaldi é uma excelente alternativa para quem está enjoado dos navegadores mais populares.

E você aí, já experimentou o navegador Vivaldi?

Um abraço, meus amigos. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

O Linux é acessível para pessoas com deficiência?

TecnologiaVídeo

Por onde posso aprender terminal Linux?

VídeoTecnologia

Por que o IPv6 ainda não virou padrão absoluto?