NotíciasSistemas operacionais

Versão 23.2.0 do OBS STUDIO chega ao Linux e demais sistemas

Quem está acostumado a fazer gravações da sua tela, seja para fazer tutoriais ou fazer transmissão ao vivo pela internet (streaming), muito provavelmente deve usar o famoso programa de código aberto OBS STUDIO (Open Broadcast Software) , tanto que o mesmo é usado para fazer lives e gravações de alguns tutoriais do canal Diolinux, OSistemático e do Canal O Cara do TI.

Novidades nas versões do OBS Studio

Como já noticiamos anteriormente, os devs do OBS Project, decidiram não mais diferenciar as versões de Linux, macOS e Windows, sendo assim, todas as plataformas vão receber a mesma versão do software.

Alguns recursos e aprimoramentos que foram listados no GitHub oficial do projeto, são:

  • Melhorias no navegador interno na versão para macOS, melhorando a integração aos serviços de streaming (como Twitch, Mixer, YouTube e afins). Por “tabela”, essas melhorias e correções também beneficiam a versão para Linux. Um dos devs menciona que conseguiu funcionar os painéis dos serviços, mas que ainda tem problemas e que por hora a função de integração não está disponível;
  • Estimativa de quanto tempo de gravação ainda resta de acordo com o espaço disponível no disco (por hora, somente na versão para Windows);
  • Agora é possível definir o valor exato dos decibéis (dB) na propriedade de volume avançada, antes o valor era definido por um percentual;
  • Corrigido um problema no Linux em que o programa não estava sendo capaz de capturar alguns monitores;
  • Corrigido um problema com o codificador VAAPI no Linux, onde o CBR nem sempre produzia uma taxa de bits constante.

Para conferir a lista completa dos bugs, correções e melhoramentos do OBS, basta acessar a release neste link.

Vale uma menção aqui. O OBS STUDIO na versão oferecida pelo ppa oficial deles, para quem usa GPUs da NVIDIA, não está “pegando” o NVENC, na versão 19.04 do Ubuntu, já a versão flatpak ocorre normalmente. Enquanto a versão snap se encontra bem instável para uso.

Para instalar no Ubuntu e variantes, basta seguir as recomendações neste link. Para quem quiser usar a versão em Flapak, temos este tutorial de como instalar o serviço na sua distro, já o OBS STUDIO basta acessar este link.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos