Um anúncio feito discretamente essa semana pela BitTorrent Inc. não agradou muito os usuários do uTorrent.
Segundo a empresa, a futura atualização do programa virá com anúncios e torrents patrocinados. Hoje a BitTorrent Inc. fez mais um anúncio, dessa vez na forma de um post no blog oficial, em que admite que o feedback da sua ideia não foi exatamente dos mais positivos e por isso eles decidiram modificá-la. A próxima versão do uTorrent terá a opção de desativar anúncios.
Segundo o post, “a versão inicial” da próxima atualização do uTorrent terá um mecanismo de opt-out, ou seja, quem decidir atualizar vai ter que desativar os anúncios quando abrir o programa pela primeira vez. A companhia quer “encorajar os usuários a testarem o novo cliente […] e se você não gostar das ofertas, não precisa vê-las”. O problema está no ponto “versão inicial”, o que indica que atualizações subsequentes não poderão ter seus anúncios desativados. E isso tem potencial para afugentar usuários.
Por sinal, a BitTorrent Inc. também esclareceu um ponto importante sobre os anúncios: a privacidade. Segundo a empresa, a privacidade do cliente não muda. Eles não vão tentar descobrir o que você está baixando e, com isso, oferecer os anúncios mais relevantes. A única maneira que a companhia tem de saber se os anúncios são relevantes ou não é com o feedback dos usuários. Ao que parece, haverá uma opção embutida no programa que permitirá que você envie uma mensagem elogiando, xingando ou dizendo apenas ‘meh’ aos anúncios exibidos.