NotíciasWindows

Universidade Federal de Santa Catarina não recomenda atualização para o Windows 10

Os estudantes da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, receberam um e-mail da instituição com recomendações sobre a atualização de suas máquinas para o Windows 10 incentivando que os alunos não atualizem o sistema por enquanto.

UFSC não recomenda atualização para o Windows 10

Hoje eu recebi um e-mail de um leitor do blog chamado Vicente Mafra, um estudante da UFSC , que me informou que os alunos da Universidade receberam em seus e-mails uma nota referente ao novo Windows 10, o mesmo que tem causado muito alvoroço por conta dos problemas de privacidade.

Leia também: Saiba para onde o Windows 10 envia os seus dados

Ele mandou-me um link com as informações passadas e são quatro os pontos abordados pela universidade para indicar que os alunos não atualizem para o novo Windows, pelo menos por enquanto.

1 – Incompatibilidade de falta de documentação 

O primeiro item da lista refere-se mais aos próprios softwares usados na Universidade, mas poderíamos estender para outros softwares, como o sistema ainda é novo muitos programas podem não funcionar corretamente.

2 – Falta de Drivers e Apps

Outro motivo apontado é a falta de suporte a hardware e isso gerou de fato vários comentários na internet de pessoas que atualizaram do Windows 7 para o Windows 10 e tiveram problemas de reconhecimento de Hardware, possivelmente isso seja também por conta da novidade do sistema.

3 – Falta de Gadgets

Um motivo um pouco supérfluo é verdade, mas este é um dos motivos apresentados, pessoas gostam do Widget de previsão do tempo, carga de CPU e outros populares que o Windows 7 tem e que vieram do KDE já não são mais compatíveis com o novo Windows.

4 – Problemas nas primeiras versões

Outro motivo apontado para a não atualização para o Windows 10 por hora seria porque ele é muito recente e ainda tem muitos bugs e “problemas de comportamento”, a universidade afirma que os usuários “não precisam deste tipo de problema”.

Complementando e concluindo

Uma coisa interessante a cerca das faculdades no Brasil (e no mundo) não tenho certeza se este é o caso da UFSC mas vou comentar apenas para elucidar, é que a Microsoft patrocina e dá benefícios para muitas delas como versões do Windows e Softwares para que os mesmos sejam usados pelos alunos no aprendizado de suas funções e assim acabem ficando pelo Windows mesmo, muitas vezes alunos de instituições conseguem softwares grátis ou com desconto por este motivo.

Leia também: O criador do Linux fala sobre privacidade e espionagem

Você pode ler a nota completa da UFSC neste endereço, entretanto, não pude deixar de notar que a maioria dos “problemas” apontados refere-se muito à novidade do Windows, sendo que o principal motivo, o que vem escandalizando as pessoas nem sequer foi mencionado, que é a privacidade.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!