Por padrão, o suporte do Ubuntu LTS dura 5 anos, garantindo atualizações de segurança para o sistema operacional e algumas aplicações. Assinantes Ubuntu Pro conseguem estender para mais 5 anos, mas a Canonical está aumentando ainda mais este tempo para usuários que pagarem mais um pouco.
Agora temos o chamado Legacy Support, um adicional que pode ser adquirido por clientes do Ubuntu Pro para acrescentar 2 anos de atualizações de segurança, deste modo o suporte do Ubuntu LTS pode chegar a 12 anos.
Segundo Maximilian Morgan, vice-presidente do suporte de engenharia da Canonical, “Baseando-se nos últimos 20 anos de excelência em suporte ao ecossistema open source, a Canonical entrega manutenção e suporte especializado para consumidores por todo o mundo. Com o Legacy Support, empoderamos organizações para gerenciar suas necessidades operacional e investimentos em softwares open source com confiança, garantindo a disponibilidade, segurança e suporte dos seus sistemas por muitos anos.”
Embora utilizar a última versão do sistema operacional ofereça novos recursos e melhor desempenho, para grandes sistemas de produção a transição de versão de sistema operacional representa um grande desafio envolvendo a atualização de toda uma série de aplicativos. Essa complexidade é aumentada por arquiteturas de softwares modernos, envolvendo diversos recursos de integração com terceiros, microsserviços e administração de dados.
Atualizar o sistema operacional, por exemplo, de um parque de terminais ou servidores pode envolver um alto custo não apenas pelo sistema em si, mas para todos os aplicativos que dependem dele, os possíveis erros decorrentes da transição e pelo plano de contingência para a indisponibilidade de serviço durante o processo.
Dessa maneira, dificilmente um usuário doméstico se beneficiará do aumento de tempo de suporte do Ubuntu LTS para 12 anos, ainda assim, quem tem até 5 computadores, consegue acesso gratuito ao Ubuntu Pro, garantindo atualizações de segurança por 10 anos.
O aumento do tempo de suporte do Ubuntu LTS é válido para quais versões?
Todas as versões do Ubuntu LTS que estão sendo suportadas até então se beneficiam do aumento do tempo de suporte para até 12 anos. Sendo assim, se você tem o Ubuntu 14.04 LTS, ou outra versão LTS mais recente, pode se beneficiar do programa Legacy Support, pagando um valor extra.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter!