Samsung e Intel se unem para criar “telas com IA”
Notícias

Samsung e Intel se unem para criar “telas com IA”

Imagine um notebook que não só processa tarefas complexas de inteligência artificial (IA) com facilidade, mas também oferece uma tela tão avançada que parece que você está olhando para o futuro. Essa é a promessa da nova parceria entre a Samsung Display e a Intel, que uniram forças para desenvolver telas de próxima geração, especificamente para dispositivos com recursos de IA. Mas o que isso significa para você, usuário?

Unindo forças

A Samsung Display e a Intel assinaram um memorando para colaborar no desenvolvimento de telas otimizadas para dispositivos com IA. O foco principal são os notebooks premium, como os equipados com os processadores Intel Core Ultra 200V (Lunar Lake), que já estão no mercado, e as futuras gerações, como os Core 300 (Panther Lake) e Core 400 (Nova Lake), previstos já para 2025 e 2026, respectivamente.

Essa parceria não é apenas sobre telas mais bonitas ou brilhantes. A ideia é criar uma experiência de usuário mais integrada, onde a tela trabalhe em harmonia com o poder de processamento de IA dos chips da Intel. Mas, como dizem, “o diabo está nos detalhes”, e por enquanto, as empresas estão guardando os detalhes técnicos a sete chaves.

Telas e IA: qual a conexão?

Você pode estar se perguntando: “O que uma tela tem a ver com inteligência artificial?” A resposta é: mais do que você imagina. Uma tela otimizada para IA pode, por exemplo, ajustar automaticamente o brilho e o contraste com base no ambiente ou no conteúdo que está sendo exibido, tudo isso usando algoritmos de IA.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de telas com consumo de energia otimizado, o que melhoraria a autonomia da bateria dos notebooks. Afinal, de nada adianta ter um processador super eficiente se a tela drena toda a energia em poucas horas.

A Samsung Display não está sozinha no avanço do mercado de telas para notebooks. A empresa enfrenta concorrência pesada de gigantes como a BOE e a LG. Essa parceria com a Intel pode ser uma jogada estratégica para garantir que a Samsung continue na liderança, especialmente no segmento premium.

Para a Intel, a colaboração é uma oportunidade de tornar seus produtos mais atraentes, otimizando ainda mais seus processadores, garantindo que eles funcionem perfeitamente com as telas mais avançadas do mercado. Com isso, ela tem mais uma arma para enfrentar a concorrência da AMD e da Qualcomm, que estão de olho no mercado de PCs com IA.

Segundo Lee Ho-jung, vice-presidente de planejamento de produtos da Samsung Display, a parceria “inaugurará um território desconhecido de experiências de usuários de laptops”. Em outras palavras, estamos falando de telas que vão além do que conhecemos hoje, oferecendo uma experiência visual e funcional nova.

A Intel, por sua vez, está animada com a possibilidade de colaborar com a Samsung para desenvolver “tecnologias visuais inovadoras e aprimoramentos otimizados para seus processadores”. Em resumo, as duas empresas querem liderar o mercado global de laptops com IA. 

Se você está pensando em comprar um notebook topo de linha novo, mas não tem pressa, talvez valha a pena esperar um pouco. Com a Samsung e a Intel trabalhando juntas, o próximo lançamento pode ser a revolução que você estava esperando.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux: assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
1451 postagens

Sobre o autor
Redator, além de estudante de engenharia e computação.
Artigos