Notícias

Novo Mozilla Firefox 68 chega com grandes novidades e muito mais

O Mozilla Firefox é uns dos navegadores mais populares para se navegar na internet, recebeu nesta Terça (9) uma nova versão, a 68, chegando com algumas novidades e melhorias em seu “motor”.

Podemos começar a falar que proteções contra Criptomineradores e Fingerprinters (rastreadores de identidade digital) foram adicionados nas preferências do controle de conteúdo, na opção mais rigorosa, em Privacidade e Segurança.

Para quem usa o Windows 10 e GPUs da AMD, agora vão poder usar o WebRender.

Foram corrigidos vários bugs de segurança, o acesso à webcam e microfones agora exigirá uma conexão HTTPS, além do suporte ao Windows Background Intelligent Transfer Service (BITS) que permite continuar um update do Firefox mesmo se ele estiver fechado.

Agora as grandes novidades desta versão 68 do Firefox. Vamos começar pelo Dark Mode no modo leitura, com mais opções para você utilizar. Quando o site possuir essa opção habilitada, como você pode ver na GIF abaixo.

Na parte dos addons, temos duas novidades. A primeira, é que será possível gerar um relatório de problemas, desempenho e afins diretamente no about:addons.

Ainda dentro do about:addons, existe um redesign, assim tornando mais fácil o acesso às informações dos addons que você tem instalado no Firefox.

XQzSllJrfDd3wSFQ8m0yQ2Vh19LT0UHuXZF5iFS 66W fnwW20hNisf 7eCLDE6EZWIrl9l1sM0X dET5DvvqeF2QNlyK16Lbw5SMJ5bA5RaYsF1ssM82oru7dlbDVDcMUrqlQsk

Uma última novidade ainda sobre os addons, é a inclusão do selo de Recomendado, como acontece na loja do Android. Aqui o addon recebe o selo de “Escolha da Equipe”.

RNlPR3v2h8uNaCWJwObfluSsXBHaNxiXOBRmQjGu0bdX2WWigqnH093zS1GyybUhnhRG5zO19Kxkz vOlPST4ICJ5EzYD9VdQHpAfyRvLIGPSNBu Y6J GOvPQyHBUKVXQE D58

Agora uma novidade que não foi comentada na release, mas que foi implementada sem muito alarde, que o PiP (Picture in Picture) nativo no Firefox 68. Por algum motivo não vem habilitado por padrão, mas que dá para habilitar sem problemas, como mostrado na GIF abaixo.

9HtOI XOCFyH4IgYFn3lK1j6uaqjzjH7ZhGQXkIlz6kgebH1tubeGyqJBu9pHwvrs3wFt2v8HheRdevLRDxhdVJHNk ssqWHcL3jbFdXnupDJtP3Os DFXoQWpcHbVSJuWlAZNh

O caminho feito foi: Digite about:config >> procure na barra de pesquisa por media.videocontrols.picture-in-picture.enabled 

Feito isso, basta fechar e abrir de novo o Firefox. Para ativar o PiP, basta ir em um serviço que seja compatível, como o YouTube, e dê um duplo clique com o botão direito do mouse até aparecer a opção de Picture-in-Picture e habilitar ela. 

ny4kqICEF N Hsxd5bzom8eMsvohyqIFFKWozYaF8Ristgvekhj47ttQjX

Vale lembrar que podem ocorrer bugs ou inconsistências, pois, modificamos o Firefox do seu “padrão”, mas até o momento tudo ocorreu normalmente.

Para mais informações, acesse o post do blog da Mozilla.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos