A Canonical finalmente revelou o codinome da próxima versão do Ubuntu, e ele segue a tradição de combinar um adjetivo criativo com um animal fofinho. Seguindo a ordem alfabética, chegou a hora do “Questing Quokka” – uma homenagem a um dos marsupiais mais simpáticos da Austrália.
Por que “Quokka”?
Para quem não conhece, o quokka é um pequeno parente dos cangurus, conhecido por seu sorriso fotogênico e por ser o mestre dos selfies (sim, eles são famosos por isso). Já o adjetivo “questing” (algo como “em busca de algo”) remete a jornadas épicas, como as de RPGs clássicos. Será que o Ubuntu 25.10 também trará aventuras épicas para seus usuários?

O quokka não foi escolhido por acaso. Além de ser um animal adorável (e extremamente fotogênico), ele simboliza acessibilidade e resistência – características que o Ubuntu sempre buscou representar.
3 Curiosidades Sobre o Quokka:
- São marsupiais noturnos que vivem principalmente em ilhas da Austrália Ocidental;
- Têm uma dieta herbívora e adoram escalar pequenas árvores;
- São extremamente sociáveis, mas é proibido alimentá-los – multas podem chegar a US$ 300 se alguém for pego dando comida a eles.
Ou seja, assim como o Ubuntu, o quokka é amigável, mas tem suas regras.

O que esperar do Ubuntu 25.10?
Ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o Ubuntu 25.10, mas algumas apostas podem ser feitas com base nas tendências recentes:
GNOME 49
O Ubuntu costuma trazer a versão mais recente do GNOME, então é provável que o Questing Quokka venha com melhorias em desempenho e usabilidade.
Mais integração com Snap
A Canonical continua investindo no Snap, mas uma parcela mais engajada da comunidade ainda prefere o Flatpak em muitos casos.
Suporte a hardware mais recente
Como sempre, o Ubuntu 25.10 deve trazer drivers atualizados para placas de vídeo, Wi-Fi 6E e quem sabe até melhor suporte para Intel Arc e AMD Ryzen 8000. Além disso, ele deverá vir com a versão do kernel lançada mais próxima do sistema.
Ubuntu Pro e Segurança
A Canonical tem investido pesado em ferramentas corporativas, então é possível que o Questing Quokka traga mais recursos para empresas e servidores.
Um codinome pode indicar uma nova direção?
O termo “Questing” pode ser um sinal de que o Ubuntu 25.10 trará novos desafios ou missões para os usuários. Ainda é cedo para saber o que está por vir, mas uma coisa é certa: o Quokka está chegando, e ele parece estar em uma missão.
Enquanto aguardamos o lançamento oficial (previsto para outubro de 2025), resta a pergunta: o que você espera do Ubuntu 25.10? Um foco maior em jogos? Melhorias no suporte a containers? Ou apenas um sistema bem polido?
Conte para nós e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!