O aeroporto de Orly ficou inoperante no último sábado, 14 de Novembro de 2015, por conta de um erro no Windows 3.1 que fazia o controle de pouso.
Windows 3.1 impede operação de aeroporto na França
Um aeroporto francês sofreu de um problema curioso no sábado passado graças ao Windows 3.1 que é responsável por rodar um programa chamado DECOR, que por sua vez é responsável por ajudar a guiar os pilotos das aeronaves para um pouso seguro mesmo em baixas condições de visibilidade.
Segundo as informações do site “Vice”, o departamento que cuida deste setor específico tem como lema claro “Si vous travaillez, ne touchez pas”, algo como, “Em time que está ganhando não se mexe” para nós brasileiros.
O maior problema neste caso não foi nem os eventuais bugs que o sistema tenha e eventualmente apresente, o problema é que não existem mais profissionais capazes de prestar suporte para o DECOR (um software que foi implementado em 1992), segundo as informações, atualmente existem apenas 3 pessoas na França capazes de fazer a manutenção no software e uma delas está se aposentando neste ano sem um substituto.
O DECOR ainda roda no Windows XP e em outras duas versões do UNIX que não foram especificadas, o ministro do transporte francês diz que o sistema deverá receber uma grande atualização nos próximos anos, quem sabe para Linux né?