UbuTab: O tablet com Ubuntu com 1TB de armazenamento

UbuTab: O tablet com Ubuntu com 1TB de armazenamento

Um novo e audacioso projeto está acontecendo no IndieGOGO, o popular site do crowdfunding, para tentar trazer à vida uma equipamento muito parrudo que carrega o Ubuntu como sistema operacional. 

Praticamente um Notebook em forma de tablet

Esta é a ideia que está rolando no IndieGOGO através da campanha de Nikki Wertish que pretende trazer ao mercado um Tablet que rode Ubuntu Touch e que tenha além de um bom processador e memória uma enorme capacidade de armazenamento.

Imagem conceitual do UbuTab
Imagem: Reprodução

Segundo a descrição do produto a ideia é a usar a nova tecnologia de discos rígidos ultrafinos para dar nada mais nada menos do que 1 TB de capacidade de armazenamento ao dispositivo; segundo o que eles informaram a ideia é colocar um disco normal (giratório) dentro do equipamento, obviamente com várias precauções para evitar a danificação do equipamento.

Concept Design UbuTab

Por conta disso o dispositivo teria um peso variável entre 600 gramas à 1,1 Kg, o que seria o peso de um notebook moderno.

Outras características do projeto:

– 10.1 “Tela IPS com resolução de 1920×1200 (suporta até 10 pontos de uma só vez)

– ARM Cortex-A9 Quad-Core CPU @ 1.6GHz

– Mali400MP4 Quad-Core GPU – Suporta Open GL ES 2.0

– 2GB de RAM

– 1TB de armazenamento interno (2.5 “Hard Drive. 5400)

– 802.11 b / g / n Wi-Fi + Bluetooth 4.0

– 6 horas de bateria (11,000mAh)

– 5MP Camera (traseiro somente)

– 16GB de armazenamento flash

– Micro-USB

– Micro-HDMI

– Micro-SD (32GB máximo)

– Headphone (3,5 mm)

Dimensões:

256 milímetros x 162 milímetros x 14 milímetros

Pelos que eles comentaram o aparelho tem preferência para sair com Ubuntu de fábrica mas será possível usar Android também caso a pessoa deseje.

O objetivo da campanha é juntar 36 mil “doletas” para fazer o projeto acontecer, até o momento em que escrevo este post mais ou menos 30% do valor já foi arrecadado, se você quiser saber mais e quem sabe ajudar no projeto acesse este link. 

E você? Compraria o UbuTab?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Governo do Reino Unido cria extenso material sobre segurança no uso do Ubuntu
Continue lendo

Governo do Reino Unido cria extenso material sobre segurança no uso do Ubuntu

Software utilizado por órgãos públicos pode ser complicado. O ideal é que ele seja gratuito, para não onerar a população através de impostos, é interessante que ele seja aberto a modificações e seguro, também é interessante que exista um órgão ou empresa a qual recorrer em caso de necessidade de suporte, mas que, ainda assim, seja possível treinar a sua própria equipe para cuidar de todas as estações. Definitivamente não é simples.
Como trabalhar com pacotes Flatpak no Ubuntu
Continue lendo

Como trabalhar com pacotes Flatpak no Ubuntu

Eu gosto muito dessa nova geração de formatos de pacotes. Snap, Flatpak e AppImage fazem a minha felicidade muitas vezes, mas eles podem ter integrações diferentes, dependendo do sistema que você use. A forma com que Fedora, Linux Mint e Ubuntu tratam os Flatpaks é diferente por exemplo, é sobre isso que vamos falar hoje.