Ubuntu

Firefox desbanca o Chromium e virá como navegador padrão do Ubuntu 13.10

Firefox ganha mais uma chance de mostrar o seu valor

Se acompanha o blog e as notícias do mundo Linux deve ter ouvido falar que o Chromium ( base do Chrome do Google ) seria o navegador padrão do sistema operacional Ubuntu em sua versão próxima, Saucy Salamander, 13.10.

Porém os rumores não passaram do que são mesmo, rumores, e o Mozilla Firefox deverá vir mais uma vez como o navegador padrão do Ubuntu como sempre foi.

Segundo Jason Warner, gerente de Desktop da Canonical, empresa que mantém o Ubuntu, o Firefox ficou mais uma vez por questão de “não incomodar” historicamente, o Firefox tem sido o navegador padrão deste as primeiras versões do sistema.

Dá pra entender claramente que o foco não é uma troca de navegador agora, porque existem coisas mais importantes a serem tratadas, mudar de navegador seria abrir “um braço extra” de desenvolvedores para testar o navegador e aprimorar o seu uso no Ubuntu para que ele fique tão integrado ao Ubuntu quanto o Firefox é hoje em dia, por hora, o Chromium continua na Central de Programas.

Antes que alguém me xingue, óbvio que o Firefox não precisa provar o seu valor para ninguém, ele é ótimo e eu mantenho ele instalado no meu sistema operacional, apesar de consumir menos memória do que o Chrome/Chromium ele costuma “travar” com mais frequência que o navegador azul.

Uma mudança seria algo bom para os usuários?

Agora, esse “quesito memória” é algo extremamente importante, pois o Unity já consume muito mais memória do que o tradicional Gnome 2 que foi padrão por muito anos, e se juntar com um navegador “RAMfag” aí sim o Ubuntu não vai rodar e máquinas mais modestas, mais de uma vez me deparo com extrema velocidade ao navegar usando o Chrome e pele menos umas 10 extensões e aplicativos e ele consumindo ferozes 1 GB de memória, felizmente para mim memória não é um grande problema mas temos que pensar no contexto geral. 

Jason Warner ainda faz uma ressalva dizendo que por enquanto o Firefox fica mas para a futura versão LTS a coisa pode mudar.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!