Conheça os hardwares suportados pelo novo Kernel Linux 4.18
Sistemas operacionais

Conheça os hardwares suportados pelo novo Kernel Linux 4.18

Depois do atraso de uma semana, finalmente Linus Torvalds lançou a versão 4.18 do Kernel Linux no canal Stable, trazendo várias melhorias com relação a drivers de vídeos, suporte para notebooks com arquitetura ARM e várias outras melhorias.

Uma primeira melhoria foi enxugar o código do Kernel em mais de 100 mil linhas em relação à versão 4.17, assim fazendo com que o Kernel 4.18 seja mais leve em relação à versão anterior.

Já na parte para drivers para as placas de vídeo, agora foi adicionado suporte para a placa de vídeo a Radeon RX Vega M, da AMD, (que é usada em aparelhos o combo de Intel + AMD). Já para o pessoal da Nvidia, foi adicionado o suporte inicial para a placa Volta GV100.

Outra novidade é o suporte completo para o Raspberry Pi 3B e 3B+. Temos também o suporte para o chip Qualcomm Snapdragon 845, que vai ser o futuro chip usado nos celulares high-end  e em alguns notebooks que vão utilizar processadores ARM.

Quem ganhou suporte também foi o controle da Valve, o Steam Controller, que graças a engenharia reversa não vai ser mais preciso instalar a versão “oficial” do driver, bastando plugar e usar. 

Na parte de chips de som, foi adicionado suporte para os dispositivos Creative Labs CA0132 e para o áudio do notebook da HP, o Spectre x360. Também foram ampliados o suporte para chips da Realtek e da MediaTek.

Outras melhorias implantadas foram:

Melhorias no suporte para  AMDGPU; 

V3D DRM driver mainlined (beneficiando os novos Raspberry Pi);

Speck — suporte para encriptação nos sistemas de arquivos;

Sistema de arquivos Lustre removido; 

Otimização de performance no CPUfreq;

Várias melhorias no  USB Type-C, Thunderbolt ;

Reporte de temperatura para AMD Stoney Ridge/Bristol Ridge APUs;

Chromebook com driver de chaveamento entre os modos tablet/clamshell (celular); 

Melhoria no KVM para Microsoft Hyper-V; 

Kernel com interface de pesquisa para assíncronos  I/O;

Trabalho contínuo para atacar o problema  “Year 2038”, etc.

Em breve a nova versão do Kernel deverá estar nos repositórios das distribuições, especialmente as Rolling Releases, enquanto distros que possuem versões com longo tempo de suporte, como o Ubuntu 18.04 LTS e Linux Mint 19, deverão aguardar um pouco.

Saiba mais no Kernel.org.

Espero você até uma próxima, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!