Linux MintSistemas operacionais

Novidades no Linux Mint em Janeiro de 2020

Como já é de praxe, o pessoal do LinuxMint anuncia uma release de cada mês, assim trazendo algumas novidades sobre o projeto. No mês de janeiro de 2020 não foi diferente.  

O post é feito pelo líder do projeto, Clement Lefebvre, onde ele começa com a menção para às 1022 doações recebidas, totalizando US$25.352,00 em um único mês. Também comentou que um novo ciclo se inicia e que vão começar o desenvolvimento em novos recursos que virão nas bases do LMDE 4 e do Linux Mint 20.  

Na postagem, Clement deu ênfase na versão LMDE 4 (Linux Mint Debian Edition), comentando que ela receberá as melhorias e novidades lançadas no Linux Mint 19.3, como o HDT, boot-repair, sistema de reports, configuração de idiomas, HiDPI, melhorias do artwork, novo menu de boot, Celluloid, Gnote, Drawing, Cinnamon 4.4, XApp status icons , etc. Tudo sendo utilizado o Debian 10 como base.  

Instalador do LMDE

Foi adicionado o suporte para a encriptação da home e aos submódulos do Btrfs.

Encriptar a pasta home

Outra novidade que veio, foi a possibilidade de escolher a inicialização do LMDE4 com os drivers proprietários da NVIDIA, facilitando assim quem tem computadores com GPUs dela e muito provavelmente também facilitando quem tem notebooks híbridos.

LMDE com suporte à placas híbridas

Agora são duas novidades muito aguardadas por quem usa o Linux Mint, que são a possibilidade de escolher a frequência dos monitores e usar a escala fracionada (fractional scaling).  

A primeira era muito comum em alguns desktop environments (DE) e agora chega no Cinnamon 4.6.

Escala fracionada no Cinnamon

E a outra é o fractional scaling, que já vinha sendo implementada em DEs como o Gnome e o KDE Plasma, agora chegando ao Cinnamon 4.6.

Atualmente o Cinnamon só consegue definir valores em 100% (normal) ou em 200% (modo HiDPI), mas isso pode deixar a tela em alguns monitores “bugadas” ou “fora de prumo”.

Também será possível fazer o ajuste se você tiver outro monitor conectado. Segundo Clement, em breve quem utiliza o Cinnamon 4.6, poderá ajustar para 125%, 150% ou 175% (além dos padrões já citados acima).

Os testes ainda estão bem no “comecinho”, sendo descrito como um alpha ainda.  

Comente aí nos comentários o que você achou dessas novidades e o que você espera do Linux Mint 20 e do LMDE 4.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoLinux Mint

    Afinal, o Linux Mint é tão bom quanto os fãs acreditam?

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)