Linux MintNotíciasSistemas operacionais

Versão beta do Linux Mint 20 já está disponível para download

Não tenho dúvidas ao afirmar que o Linux Mint é um sistema operacional querido pelos usuários brasileiros. Pela sua experiência de uso ser relativamente similar ao Windows, isso torna a transição entre os dois sistemas muito mais tranquila.

Novidades da nova versão

O Linux Mint está à poucos passos da sua versão 20 ser lançada, com um lançamento esperado para o final de junho, e já conta com um beta disponível para download. As principais novidades desta nova versão são relacionadas ao que vem embaixo do capô, e, são muito bem vindas.

A principal novidade do Linux Mint 20 é a mudança de base. Esta versão está sendo criada sobre a nova LTS do Ubuntu, a 20.04, e contará com um kernel mais atual, novos pacotes disponíveis no repositório, além de algumas melhorias de desempenho.

O kernel utilizado nesta versão é o 5.4, que conta com uma funcionalidade de lockdown, suporte para hardwares mais atuais da AMD e até suporte nativo para periféricos modernos, como os receptores de mouse e teclados sem fio da Logitech.

Para os usuários de placas híbridas, a interface Cinnamon conta com diversas melhorias. A ferramenta usada para iniciar um software com uma placa de vídeo específica agora funciona com os drivers proprietários, antigamente, esta função estava disponível apenas com o driver Nouveau.

O Linux Mint 20 também conta com o novo Warpinator (sim, o nome oficial acabou ficando este mesmo), um aplicativo para transferência de arquivos através da rede local, e que conta com criptografia para garantir uma transferência mais segura.

O Warpinator estará disponível no Linux Mint 20

Algumas das outras novidades do Linux Mint 20 são:

  • Suporte para escala fracionada;
  • Melhorias de desempenho no gerenciador de arquivos Nemo;
  • Possibilidade de alterar a taxa de atualização do monitor;
  • Suporte para monitores múltiplos melhorado;
  • Adição de novas cores de tema.

Linux Mint e a polêmica do snapd

A partir do Linux Mint 20, não será possível adicionar o suporte para snap através do comando “apt install snapd”. Segundo Clement Lefebvre, o líder do Linux Mint, o motivo para isto é que alguns pacotes estão vazios, e supostamente mascarados para forçar a instalação do snap sem uma indicação clara, um caso que pode ser utilizado como exemplo é o Chromium.

A Canonical está aberta para o diálogo com a equipe do Linux Mint, porém, até o momento não houve nenhuma novidade neste caso. Alan Pope, um dos responsáveis pelo time do Snapcraft, explicou que a razão pelo qual o Chromium e alguns outros pacotes são distribuídos através de snap, é pela facilidade de manter apenas um pacote para todas as versões disponíveis do Ubuntu.

Felizmente, é simples de reverter esta situação deletando um simples arquivo que bloqueia o snapd de ser instalado. Basta abrir o terminal e colar o seguinte comando:

sudo rm /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref

O Ubuntu é uma das únicas distribuições a abraçarem o Snap por padrão, enquanto a esmagadora maioria acabou optando pelo Flatpak. Temos um vídeo sobre isso lá no Youtube, e você pode conferir logo abaixo:

Download do novo beta

A partir do Linux Mint 20, o sistema não terá mais uma versão da ISO de 32 bits. Caso você precise desta arquitetura, terá que continuar na versão 19, que possui suporte até abril de 2023.

Para fazer o download da versão beta do Linux Mint 20, utilize os botões abaixo, de acordo com a interface desejada. Lembrando que se trata de uma versão beta, então, bugs podem ocorrer. Evite de usar estas versões em um computador de produção.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!