Linux Mint 20 vem aí com novidades e surpresas para os usuários

Linux Mint 20

Como estamos acostumados, o pessoal do Linux Mint lança a cada mês um post de novidades, para nos contar as principais novidades que eles estão planejando para o seu sistema operacional. No mês de março, não foi diferente.

Também como de costume quem traz as novidades é o líder do projeto, Clement Lefebvre, que primeiramente agradeceu o apoio e as doações para o projeto continuar “em pé”. Ele também comentou que o LMDE 4 demorou mais do que estava previsto, mas que conseguiram adicionar os recursos que estavam previstos e assim “fechar significativamente a lacuna com o lançamento do Ubuntu”. Complementou falando que agora vão se concentrar no desenvolvimento do Mint 20 e para a base dos próximos pacotes do Ubuntu 20.04.

Logo em seguida ele comentou que o LMDE 3 (Linux Mint Debian Edition) entrará na fase de “fim da vida” ou na EOL (End-Of-Life) em 1 de julho deste ano (2020). Segundo o comunicado, “Após essa data os repositórios continuarão funcionando, mas o lançamento não receberá mais correções de bugs e atualizações de segurança do Linux Mint”. Eles também disponibilizaram um tutorial para fazer a migração do LMDE 3 para o 4, que você pode acessá-lo aqui.

Novidades Esperadas

Uma das novidades esperadas é o suporte à escala fracionada no Cinnamon. Essa escala é muito recomendada para monitores de alta resolução, como as telas HD, FullHD, 2k ou 4k. Isso vai proporcionar escalas diferentes nos monitores, indo de 100% até 200%.

Quem acompanhou a postagem de atualização de fevereiro (2020), mencionamos o aplicativo de transferência de arquivos Warpinator, que segundo a nota de março, ele já está praticamente pronto, só precisando resolver a parte de criptografia dos dados que ali trafegam.

z4ZoumtXuMqsYAkE hmFh 6Zz1gRMHUTJcB6zBQxo3vnyL279QGeKAOBmM15yJaYZkNo0HSlirtfiHDI GYCKyeuoynbH2vXL9g7Jml6fFQQWXaGChdx9jqRx 49 R8FfgQNsGjy

Por enquanto, ela vai ser chamada de “Warpinator”, mas se alguém tiver um nome mais criativo, o pessoal do Mint está aceitando sugestões.

Também foram adicionada duas cores novas no sistema, a Pink e a Aqua:

ITIhK4ERtl35xO
3ieXAHsoMULDMEcmf5CXeF34ubNS 43RR5Fy6DE5A29qBCL7yWgq8g9mqrSdqzy64W6J2WrBAfPOgjStXQApZuZCmfOygrMmDx4162OSX8bZwGVjgUFhhc5c8 4kdHD32V7aSoNo

Foi feito um “polimento” no Nemo, para que ele pudesse ter mais desempenho e também foram feitos ajustes para que ele pudesse gerenciar melhor as miniaturas (thumbnails).

Agora a novidade que pode ser “polêmica” 😂😂. Na versão 20 do Linux Mint, não existirá mais a versão de 32 bits do sistema, somente a versão de 64 bits, seguindo assim o mesmo “caminho” do seu sistema operacional “raiz”, o Ubuntu. Para quem precisa usar 32 bits, é recomendado usar o Linux Mint da série 19 (a mais atual que puder), pois essa versão ainda é baseada no Ubuntu 18.04 LTS, que tem uma versão de 32 bits. Lembrando que a versão 19.3 do Mint tem suporte até 2023.

Mas se você tiver um processador depois de 2005, muito provavelmente ele suporte sistemas operacionais de 64 bits, o que pode “impedir” o uso é algumas peças que não tenham algum suporte. 

Também foi revelado o novo nome da distro, que é Linux Mint 20 Ulyana, sendo baseada no Ubuntu 20.04 LTS e tendo nas versões Cinnamon, MATE e Xfce.

Ainda não foi definida uma data de lançamento, muito provavelmente o pessoal do Linux Mint esteja esperando o pessoal do Ubuntu dar uma previsão da versão 20.04 para assim também darem a sua. Mas se for seguir a “tradição”, pode ser que seja lançado em meados de junho.

Mas deixa aí nos comentários, o que você está esperando dessa versão do Linux Mint.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch
Continue lendo

Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch

A Twitch.tv é uma plataforma repleta de jogadores, muitos até profissionais, e acompanhar as jogatinas, pode ser algo divertido e relaxante. Caso não acompanhe o nosso trabalho na Twitch, considere interagir conosco. Temos lives de segunda a sexta, às 20h. Venha comprovar que Linux é um sistema viável para gamers. Vire SUB do canal.