Como instalar as ferramentas do Kali Linux no Ubuntu com o Katoolin

Como instalar as ferramentas do Kali Linux no Ubuntu com o Katoolin

Katoolin é um script que permite que você instale facilmente as ferramentas de PenTest da famosa distribuição Kali Linux no Ubuntu. Veja como funciona.

A dica é útil para quem quer transformar o sistema operacional Ubuntu em uma ferramenta de testes de segurança sem a necessidade de reinstalar o sistema, fazer dual boot ou usar máquinas virtuais com o Kali Linux ou qualquer outras distro com essa finalidade.

Leia também: Top 7 melhores distros para PenTest

O script Katoolin tem basicamente 3 funções:

– Adicionar os repositórios do Kali Linux.

– Remover os repositórios do Kali Linux.

– Instalar as ferramentas do Kali Linux.

Como estamos falando de ferramentas para profissionais e estudantes de segurança de redes de computadores não vamos poupar o terminal desta vez, como fazemos nos tutoriais para iniciantes aqui do blog, então, vamos aprender a rodar este script e instalar tudo o que você precisa para fazer os seus testes de segurança.

Instalando ferramentas do Kali Linux no Ubuntu com Katoolin

Como pré-requisitos temos que ter o Python 2.7 instalado no computador, ou uma versão superior, os desenvolvedores informaram que o único sistema onde a ferramenta foi testada foi o Ubuntu, porém, o Katoolin deve funcionar em outros derivados do sistema da Canonical possivelmente.

sudo su
git clone https://github.com/LionSec/katoolin.git && cp katoolin/katoolin.py /usr/bin/katoolin
chmod +x /usr/bin/katoolin
sudo katoolin

Rodando o script você basicamente deve selecionar o que você deseja utilizar. Temos aqui um vídeo exemplificando o funcionamento:

Alerta: Os desenvolvedores pedem para que você remova o repositório do Kali Linux depois da instalação das ferramentas para evitar problemas, ou que pelo menos você o desabilite temporariamente até querer fazer alguma atualização das mesmas. Você pode usar o próprio Katoolin para isso.

Se você estiver em dúvida sobre o funcionamento, faça o teste em uma máquina virtual primeiramente antes de colocar no seu computador de trabalho.

GitHub do Katoolin

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Crie wallpapers animados para o Komorebi
Continue lendo

Crie wallpapers animados para o Komorebi

Recentemente fiz uma postagem sobre o Komorebi, aplicação na qual é possível utilizar wallpapers animados no Linux. Por padrão existe uma ferramenta chamada Wallpaper Creator que é instalada juntamente ao Komorebi. No entanto, nem sempre ela cumpre seu papel. Assim sendo, irei demonstrar como crio meus temas “na unha”.
Ubuntu pretende facilitar instalação de drivers para Gamers
Continue lendo

Ubuntu pretende facilitar instalação de drivers para Gamers

A chegada do Steamplay usando o Proton (DXVK+Wine) e trazendo a possibilidade de se poder jogar uma quantidade de jogos que antes só se tinha no Windows, “forçou” as empresas que mantém os drivers para Linux “ a se mexerem” também, como NVIDIA e AMD, e assim trazer as implementações e melhorias que o VULKAN proporciona.
Novo pack de Wallpapers do Ubuntu 17.10 é liberado
Continue lendo

Novo pack de Wallpapers do Ubuntu 17.10 é liberado e agora “acertaram” no design

Eu sei que existem pessoas que não dão a mínima para estes detalhes, afinal, basta trocar o papel de parede que vem por padrão se não gostar, certo? Certo. Entretanto, eu acredito que o "diabo está no detalhes" e um simples wallpaper bem feito ajuda a compor a identidade visual do sistema, vide as "sierras" no macOS, ou a "Window" cheia de luz no Windows 10.