Fedora Workstation 32 lançado! Veja as novidades e como atualizar

fedora-workstation-31-to-32-3

A expectativa para o lançamento da versão final do Fedora Workstation 32 ficou ainda maior nos últimos dias, após o sistema desenvolvido pela Red Hat sofrer um adiamento na sua data de lançamento. O plano original era que o “sistema do chapéu azul” fosse lançado na última terça-feira (21), mas contratempos fizeram com que o lançamento fosse postergado para hoje (28/04/2020).

Com a nova versão estável do sistema finalmente disponível, muitas pessoas que estão utilizando a versão 31 já estão se preparando para fazerem o upgrade e assim poderem aproveitar todos os recursos que a nova versão do Fedora Workstation tem a oferecer. Incluindo as melhorias para notebooks híbridos presentes no GNOME 3.36, versão 6.6 do Wine Mono que deve ampliar a compatibilidade com aplicações que utilizam o .NET Framework rodando via Wine, dentre outras novidades.

Todavia, nem todos os usuários tem a disposição ou tempo hábil para fazerem uma instalação limpa do sistema.

Foi pensando nas pessoas que se encontram nessa situação que estamos trazendo este tutorial completo, ensinando a atualizar o seu Fedora Workstation 31 para a recém lançada versão 32, sem que haja a necessidade de formatar o seu sistema.

Requisitos para atualizar o Fedora Workstation 31 para o 32

Antes de iniciarmos os procedimentos, certifique-se de possuir ao menos 25GB de espaço disponível na partição na qual o seu sistema está instalado (partição “/”) e de estar conectado à internet.

É necessário que você remova todos repositórios COPR, desinstalando os softwares provenientes dos mesmos e desative todas as extensões do GNOME Shell que estão em uso. Tanto os repositórios COPR, quanto as extensões do GNOME, poderão ser reativados e testados após o procedimento estar concluído.

Caso tudo ocorra conforme o esperado, nenhum arquivo pessoal será perdido, movido ou alterado. Todavia, é importante deixar claro que nenhum software é à prova de falhas. Por isso, aconselhamos que seja feito um “backup” de todos os dados que você considera importantes o suficiente para que não sejam expostos ao remoto risco de serem perdidos durante o procedimento.

Todas as preferências das aplicações instaladas no seu sistema, bem como as personalizações que forem compatíveis deverão ser mantidas após o upgrade estar completo.

Aviso Importante: Não é possível atualizar versões mais antigas como o Fedora Workstation 29 ou 30 diretamente para o Fedora 32.

Atualizando a versão do Fedora Workstation

Para a realização deste procedimento será necessário utilizarmos o terminal, tudo o que você precisará fazer é copiar e colar os comandos que serão mostrados. 

É um procedimento fácil e acessível para usuários de todos os níveis de conhecimento mas que requer atenção, então, separe um tempo exclusivo para seguir os passos deste guia.

Primeiro, certifique-se de que o seu sistema esteja totalmente atualizado através da aba “Atualizações” da GNOME Software, ou executando o comando abaixo no seu terminal.

sudo dnf upgrade --refresh
aba-atualizacoes-da-gnome-software-no-fedora

Reinicie o sistema.

Através do próximo comando vamos instalar um plugin que nos auxiliará automatizando este procedimento.

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

O próximo passo é baixar o Fedora 32 atualizado diretamente dos servidores do projeto. A atualização possui cerca de 1.5GB, e o tempo para completar o download dependerá da velocidade da sua conexão.

sudo dnf system-upgrade download --releasever=32

Antes do download iniciar será exibida a seguinte mensagem:

“Before you continue ensure that your system is fully upgraded by running "dnf --refresh upgrade". Do you want to continue [y/N]:” 

(Tradução: “Antes de continuar certifique-se de que o seu sistema está totalmente atualizado utilizando o comando: dnf –refresh upgrade”. Você deseja continuar? [y/N])

Quando esta mensagem aparecer, basta que você confirme pressionando a tecla “y” seguida por “Enter”. Caso ocorra algum erro que impeça o download dos pacotes, tente novamente utilizando o comando abaixo.

sudo dnf system-upgrade download --releasever=32 ‐‐allowerasing

Por fim, executando o comando a seguir o sistema irá reiniciar e instalar as atualizações. Será exibida uma tela preta com uma barra de progresso, conforme mostrado na imagem abaixo.

sudo dnf system-upgrade reboot
tela-de-upgrade-fedora-31-para-32

Esta é a parte mais demorada do procedimento, que dependerá da capacidade de processamento do seu hardware. No meu caso o procedimento levou cerca de 35 minutos, em uma máquina equipada com um CPU Ryzen 5 2600 com 16GB de RAM 2666Mhz.

Uma vez que a atualização esteja completa, o sistema reiniciará automaticamente.

Pronto! Você já está utilizando o Fedora Workstation 32!

Considerações finais

Agora que o seu sistema foi atualizado, você pode testar suas extensões do GNOME Shell. Lembrando de verificar no site Gnome Shell Extensions se as mesmas possuem compatibilidade com o GNOME 3.36, que é a versão presente no Fedora Workstation 32.

Da mesma forma você também pode reativar os seus repositórios COPR e reinstalar os softwares provenientes dos mesmos, lembrando sempre de checar a sua compatibilidade com a versão 32 do Fedora Workstation.

Parabéns! Você que chegou até aqui, já deve estar com o seu Fedora Workstation 32 instalado e tirando proveito de todas as novidades que o sistema tem a oferecer. 

Conte nos comentários abaixo o que você está achando do sistema. Quais são as suas alegrias e decepções com o Fedora Workstation 32?

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste